A distância pode (e DEVE) ser usada a seu favor. Faça o que ninguém pode fazer estando em uma cidade grande e ganhe vantagens competitivas!

Redatores, ilustradores e designers são exemplos de pessoas que dependem da criatividade para fazer seus trabalhos. Porém, há certos dias que ela não vem. E aí, o que se faz nesses momentos? Além disso, quem mora longe de grandes centros urbanos pode se sentir menos favorecido, pois não tem a oportunidade de conhecer lugares e eventos diferentes para aguçar a criatividade. Nesses casos o que pode ser feito para se manter criativo longe de grandes centros? É isso que vamos ver hoje! A criatividade não surge do nada, ela vem de referências, de enxergar as coisas por outra perspectiva, de sair da zona de conforto. Mas fazer tudo isso em uma cidade pequena exige um pouco de empenho também. Afinal, é preciso alimentar o espírito criativo. Então, confira abaixo algumas dicas que separamos:

1. Mantenha a rotina de ir ao centro

Mantenha a rotina de ir ao centro para pagar contas, ver pessoas, fazer reuniões e vivenciar o movimento da cidade. Apesar de não ser um centro grande, vai ter mais movimento e coisas que te chamem a atenção do que quando você fica em casa o dia inteiro. Nessas visitas procure observar os ambientes. Não precisa parar para observar, faça isso enquanto está caminhando ou esperando em alguma fila. Às vezes, uma estampa na camiseta de alguém pode ser a referência para aquele trabalho que não saia do papel.reuniãoLeia mais: 7 Dicas do que fazer quando a ansiedade bate na porta

2. Use a distância a seu favor

Quando se mora em cidades pequenas ou afastadas de grandes centros, geralmente, não tem rotinas corridas, caos no trânsito, barulho, concreto por toda parte, entre outras coisas. Normalmente, o que há são ruas mais pacatas, um trânsito mais calmo e, dependendo de onde se mora, o barulho de pássaros e outras maravilhas naturais. Por conta disso, o olhar e a mente da pessoa que mora em cidades menores é diferente e possui referências diferentes. Dessa forma, quando se trabalha remotamente com equipes ou pessoas de grandes centros, esse olhar pode complementar e trazer novas ideias aos projetos. Então, procure manter esse olhar diferenciado, mas também procure conhecer como é morar em uma grande cidade.

3. Trabalhe em um café em algum dia da semana

Se você passa muito tempo trabalhando em casa e sua cidade não possui uma coworking, sugerimos que procure uma cafeteria (pode ser outro estabelecimento) para trabalhar, de preferência perto do centro ou em um shopping. Faça isso, pelo menos, uma vez na semana. Pode ser só durante um período do dia. Dessa forma, além de tomar um café que nunca tinha experimentado, você vai ver outras pessoas, vai estar em um ambiente decorado e que pode te proporcionar sensações diferentes. Isso tudo pode contribuir para estimular sua criatividade. Afinal, são sensações e visões diferentes do que está acostumado em casa. E se o seu trabalho exige internet, não se esqueça de perguntar se a cafeteria tem internet wireless.

4. Faça caminhadas ou trilhas no final de semana

Aproveite os finais de semana para fazer alguma trilha por perto. Procure saber se há algum grupo na sua cidade que costuma fazer trilhas e se informe como participar. Porém, procure fazer essas caminhadas ou trilhas sem o smartphone. Isso porque, ele costuma atrapalhar a atenção e tirar as pessoas to tempo presente. Para corroborar essa dica, existe um estudo feito nos EUA, que chegou ao seguinte resultado: “passar, pelo menos quatro dias na natureza sem nenhuma tecnologia aumenta a criatividade em até 50%.”. Então, mude sua rotina e conheça lugares novos em meio a natureza. caminheLeia mais: Profissionais freelancers: conheça cursos americanos que vão aprimorar suas qualidades

5. Ler e assistir a filmes e séries

Se sua cidade não tem muitas atrações para se ir no tempo vago, então aproveite a internet e os livros. A leitura é ótima para conhecer novas formas de escrita (redatores, essa dica é para vocês!), histórias fantásticas e escritores diferentes. Além disso, ela é uma ótima forma de melhorar a escrita. Mas se você não tem muita paciência para os livros, não tem problema. Hoje, com a internet e as plataformas de streaming, ficou muito mais fácil assistir a filmes e séries. Além de estar consumindo conteúdos, você pode treinar seu listening ao ouvir com o áudio em inglês. Aliás, ver filmes e séries é ótimo para quem precisa conhecer sobre algum assunto ou cultura que eles abordam. Ou então, para os profissionais do design e fotografia, já que esse tipo de conteúdo pode inspirar muito em suas criações por conta da paleta de cores utilizada e pelos ângulos e perspectivas em que os filmes são gravados. Essas foram algumas dicas que você pode aplicar na sua rotina. Além disso, se morar em uma cidade menor foi uma escolha sua para melhorar a qualidade de vida e também a qualidade do trabalho, use isso como um diferencial. Reforce essa escolha e argumente com os benefícios que isso proporciona ao seu trabalho, como qualidade e compromisso em tudo o que faz. Você tem alguma outra dica que não foi mencionada no texto? Então, escreva ela nos comentários.