Todos os negócios lucrativos precisam mesmo oferecer um monte de soluções e funcionalidades?

Será que alternativas simples e práticas, com menor valor agregado, podem fazer grande diferença?

Já percebeu como muitos negócios lucrativos e que realmente deram certo estão relacionados a soluções básicas e funcionais que fazem grande diferença na vida dos clientes?

Bom, essas perguntas com certeza levam a uma reflexão bastante interessante e é justamente por isso que resolvemos escrever sobre o tema.

Nesse artigo você vai ter a oportunidade de entender se o seu projeto é realmente promissor e ainda vai conhecer alguns negócios que efetivamente deram certo com soluções simples e práticas.

Então vamos lá!

Nem sempre os negócios mais lucrativos surgem de projetos complexos

Talvez eu ainda não tenha deixado tão claro o que significam projetos simples e projetos complexos quando pensamos em negócios lucrativos.

Vamos então a um exemplo?

Imagine que você é um programador e que pretende criar uma solução arrebatadora: além do site otimizado para SEO, você ainda oferece marketing digital no Google e nas redes sociais, blog e mais um milhão de outras coisas com o intuito de resolver o seguinte problema: ajudar pequenas empresas a ficarem bem posicionadas na parte orgânica do Google e assim garantirem mais clientes!

Até aí tudo bem, mas então surge a pergunta: como fazer isso?

Será que é possível prometer ao cliente que ele vai para a primeira página do Google rapidamente? E se ele não for? O que você vai dizer?

Agora vamos supor que o cliente queira uma solução completa, com todos os serviços propostos. Como você vai administrar essa demanda? Vai conseguir assumir mais clientes? Provavelmente não! Mas como vai ganhar dinheiro com apenas um cliente?

Outro ponto importante: será que o público-alvo, que são pequenas empresas em busca de crescimento, têm condições de pagar por uma solução tão robusta como essa?

Conclusão: Essa é uma solução complexa e completa, mas talvez não seja funcional. Na verdade ela pode até gerar um problema muito maior, já que o cliente vai cobrar a solução do problema dele, que provavelmente não vai acontecer da forma rápida como espera.

Qual a alternativa? Pensar em outra solução, claro.

Como os clientes são pequenos empresários e grande parte ainda não possui um site, a opção pode ser, por exemplo, criar algumas plataformas e disponibilizá-las por uma pequena mensalidade.

Assim é possível atender esses clientes como precisam e ainda ganhar em escala.

Esse é um ótimo exemplo da complexidade em uma empresa. Na verdade, ela pode acabar se tornando algo complicado, pouco promissor e que ainda por cima leva problemas bem chatos para o empreendedor.

É claro que muitas empresas que oferecem soluções assim deram certo e estão muito bem no mercado, mas é importante considerar todos esses riscos antes de embarcar em uma opção mais robusta.

Exemplos de negócios lucrativos simples

Não faltam exemplos de negócios lucrativos nada complexos e que conseguiram se tornar muito promissores, quer ver?

Contabilizei

Trata-se de uma plataforma de contabilidade para micro e pequenas empresas, administrada totalmente online e com muita simplicidade e praticidade, por meio da computação em nuvem. Para você ter uma ideia do quanto esse negócio deu certo, a Contabilizei é hoje uma das maiores empresas de contabilidade do país em número de clientes.

Guia Bolso

O aplicativo tem o objetivo de melhorar a saúde financeira do brasileiro apostando na experiência simples do usuário. Além de gratuito, ele exporta e categoriza automaticamente as despesas e as receitas da conta bancária do cliente. Com mais de três milhões de usuários, a estratégia é ajudar as pessoas a economizar. Quer melhor solução de problemas do que essa? O negócio é tão promissor, que conseguiu alguns bons investimentos recentemente, incluindo R$ 60 milhões do Ribbit Capital e do QED Investors.

Love Mondays

O Love Mondays é uma plataforma que ajuda profissionais a conhecerem 75.000 empresas e se candidatarem em suas vagas. A startup, liderada por Luciana Caletti, cresceu rapidamente e recentemente foi vendida para o portal Glassdoor por um valor não divulgado.

Movile

Responsável por aplicativos como iFood e PlayKids, a Movile se destaca inclusive fora do país. Considerada uma empresa agressiva e voltada ao senso de urgência, estatísticas mostram que muito em breve ela deve alcançar o tão esperado posto de unicórnio (empresas avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares).

VivaReal

O conhecido marketplace é super estratégico e consegue o diferencial de conectar compradores com vendedores e alugadores de residências. O site possui mais de 4,5 milhões de casas e apartamentos cadastrados e o negócio já acumulou simplesmente R$ 245 milhões em investimentos.

O seu negócio é complexo ou simples?

É claro que você pode oferecer uma solução bastante complexa e atrair um monte de clientes. Ninguém aqui está dizendo que deve optar por uma ou outra alternativa. A ideia é apenas gerar uma reflexão com relação à sua estratégia de negócio.

Você precisa se perguntar se ele realmente resolve uma dor, se existe um público disposto a pagar por ele, se é possível o ganho em escala e se no final das contas ele realmente vai dar o lucro que espera. O negócio pode ser tudo isso e ser complexo. O que acontece é que tem um monte de empreendedor que parte para essa alternativa sem analisar se o projeto será mesmo promissor.

Muitas vezes, opções mais simples, funcionais e com baixo valor agregado, acabam sendo muito mais úteis para os clientes. Elas são capazes inclusive de resolver os problemas de muitas pessoas ao mesmo tempo. É assim que esses negócios lucrativos acabam se destacando no mercado!

E o seu negócio, é simples ou complexo? Se acha que ele é complexo, mas que dará resultados, comente aqui! Mas caso ele seja simples e funcional, por que acha que ele pode dar lucro?

Participe e comente!