Para manter-se produtivo e garantir qualidade de vida, as dicas envolvem esportes, organização e conhecimento de seus limites.

Seu sono é constantemente interrompido por questões de trabalho? Mesmo trabalhando de casa costuma verificar e-mail fora do expediente? Trabalha durante o almoço? Sempre que tira férias, leva trabalho na bagagem ou fica conectado? Se você respondeu sim para todas essas questões, sinto lhe informar, mas você é um “Workaholic”. O termo em inglês que se refere as pessoas viciadas em trabalho - era moda até pouco tempo atrás. Porém, as empresas passaram a encarar esse comportamento como um desequilíbrio prejudicial à saúde do colaborador e aos negócios. Horas extras custam caro não só do ponto de vista financeiro. O cansaço e o estresse comprometem a criatividade e o rendimento dos colaboradores, além de afetar a saúde e qualidade de vida.  Por essa razão, para as empresas, o funcionário ideal passou a ser aquele que consegue conciliar a carreira com sua vida pessoal. Então, confira nossas dicas de como é possível ter uma excelente produtividade no trabalho e ainda ter tempo para cuidar da sua saúde:

Movimente seu corpo

A dica é movimentar-se durante o expediente, em vez de passar quatro horas direto sentado na cadeira em frente ao computador, procure levantar-se de hora em hora. Estique as pernas, espreguice-se, ande um pouco pelo escritório, tome um copo de água. Se tiver que ir a um andar diferente, opte pela escada em lugar do elevador. Faça alguns alongamentos durante o dia de trabalho. Cada vez que você põe o corpo em movimento, está acordando um pouco os músculos adormecidos pelo sedentarismo. O organismo agradece e, como recompensa, você começar a se sentir melhor durante o dia.

Purifique a sua mente

Ninguém consegue ser produtivo se está completamente distraído, ansioso e nervoso. E, infelizmente, este é o padrão para muitos de nós. Para se desligar do trabalho não basta estar longe do escritório: seus e-mails, celular, o vício por conferir cada notificação que chega, tudo está com você para te lembrar. Idepende da sua crença ou descrença religiosa. A meditação, por exemplo, pode ser uma forma poderosa de regenerar seu foco e seu equilíbrio mental.  Se você pensar, não é difícil entender como uma prática que melhora a sua capacidade de manter a consciência no presente e a atenção focada em algo é realmente útil em um ambiente de trabalho de constantes distrações como o seu. Sente-se com as pernas cruzadas, em posição de Buda, feche os olhos e coloque um timer de 5 minutos. Comece devagar. Você terá dezenas de pensamentos diferentes e de sensações também. Seu joelho pode doer, seu pescoço, um pouco. Mas você pode sentir o ar contra a sua pele, a temperatura mudando sobre você, carros que passam, obras do outro lado da rua, crianças correndo, ruídos de conversas. Em vez de seguir o instinto e se estressar, “Nossa! Era para eu enviar esse e-mail”, ou “Me esqueci de conferir aquilo”, a meditação ajuda a ter maturidade para simplesmente anotar o que precisa ser feito, e fazer.

Gerencie seu tempo

Muitos profissionais têm a carga horária de trabalho dobrada por falta de gerenciamento do tempo. De acordo com especialistas, a internet facilitou a vida das empresas, mas é uma das responsáveis pela queda de produtividade de muitos profissionais. O hábito de checar e-mails com freqüência, navegar em sites de notícias e pelas mídias sociais tornou-se um hábito. Se mal gerenciada, essa mania desvia nossa atenção, nos afastando das atividades do trabalho, obrigando-nos a estender o horário de trabalho. A dica é separar um momento do dia para checar e-mails e dar aquela espiada nas páginas de relacionamento pessoais como Facebook e Twitter. Nesses casos, a regra básica é ter bom senso.

Descanse, divirta-se, rejuvenesça

Segundo este artigo da Scientific American: “O tempo ocioso reabastece os compartimentos do cérebro de atenção e motivação, estimula a produtividade e criatividade, e é essencial tanto para alcançar os nossos mais altos níveis de desempenho quanto para a simples tarefa de formar memórias estáveis na vida cotidiana”. Ou seja, seu cérebro não fica inativo durante o descanso, pelo contrário, ele é fortalecido. Outro ponto crítico é o seu sono. Uma dica rápida: não use celular ou tablet na cama, isso diminui a sonolência, a defesa do organismo e aumenta o risco de problemas cardíacos e obesidade. Se você tem dificuldade para dormir, lembre-se de que praticar exercícios também colabora para uma boa  noite de sono. Lembre-se de que o que está em jogo é o seu futuro como profissional. Com uma boa saúde física e mental, você poderá ter a certeza que sua produtividade e desempenho irão melhorar, e consequentemente seus resultados serão incríveis. Com um auxílio de um software de gestão de tarefa, você pode conseguir melhorar a saúde menetal e a produtividade do seu time, isto porque, com ele é possível organizar as suas tarefas, acompanhar o tempo de realização delas, o desempenho de toda equipe e ainda Abrir mão de processos engessados como uso de e-mails e planilhas. Não achava que isto você possível? Com o Runrun.it, a produtividade do time pode aumentar o equivalente a 1 dia útil a mais de trabalho e você pode ter mais tempo para realizar outras atividades e cuidar mais de você. Faça a experiência. É grátis: http://runrun.it