Trabalhar em casa pode ser um grande desafio. Afinal, nossa casa é o lugar onde nos sentimos confortáveis, certo? Ficamos descalços, de pijama, descabelados e relaxados. Mas hoje o home office é uma realidade para muita gente, e é preciso muita disciplina para produzir bem. Entre as várias medidas que podemos tomar para manter o foco, uma delas é a de nos vestirmos para o home office. Sabe aquele ritual de se arrumar para trabalhar? Pois é! Não podemos deixar ele de lado só porque estamos trabalhando em casa. É mais uma forma de ajudar nosso cérebro a entender que estamos em horário comercial. Trouxe quatro dicas para facilitar esse processo. Então tire o pijama, se ajeite na cadeira e vamos lá! 1) Não use nada que não pode ser visto por colegas e clientes. Você não precisa se arrumar demais, mas não deve usar roupas que jamais usaria para trabalhar. Por exemplo, aquela camisa que é bacana, mas tem uma mancha horrorosa no punho. 2) Não fique tão confortável assim! Sei que uma das vantagens de trabalhar em casa é justamente a de poder se vestir com conforto. Mas também não rola look relaxado demais, né? Isso tira o foco. A chave aqui é combinar peças confortáveis com outras mais arrumadinhas. trabalhar em casa 2 Usar uma terceira peça também  é uma ótima forma de fazer este contraponto. Vale blazer, cardigan, jaqueta, colete... trabalhar em casa

3) Use acessórios que sairiam para trabalhar

Mesmo usando roupas confortáveis, não custa nada acrescentar um poder extra no visual com um colar de efeito, brincos bonitos, lenços, bolsas, relógios, etc. Acessórios mudam nosso visual completamente. Você pode usar roupas simples e os acessórios se encarregam do poder.

trabalhar em casa 4

4) Esteja sempre pronto

Além de estar bem vestido, não esqueça de ajeitar o cabelo, fazer a barba, colocar uma maquiagem leve, unhas cortadinhas… Esse grooming pesa na nossa imagem, mostra que nos cuidamos. Não queremos passar idéia de desleixo para clientes.

Uma das vantagens de trabalhar em casa é a de não precisar exagerar na produção. Com bom senso e seguindo essas dicas, ficamos preparados para as várias situações possíveis no dia-a-dia de um freelancer, como receber fornecedores, fazer conferências online, sair rapidinho para algum compromisso, almoçar com clientes e etc. E sempre marcando pontos positivos para nossa imagem.

Espero que tenham gostado das dicas. Um abraço e boa sorte!