Trabalhar em casa é o sonho de muita gente: nada de perder horas no trânsito, de ter que enfrentar restaurantes cheios na hora do almoço, nem ter que conviver com o chefe supervisionando seu trabalho o tempo todo. Porém, essa é uma tarefa que requer muita disciplina, inclusive quando se trata de sua saúde. Trabalhar longas horas em frente ao computador faz com que o corpo fique parado por muito tempo, e as posições estáticas são vilãs para o nosso bem estar. Os males são muitos, desde posturas inadequadas a tensões musculares e inchaço nas pernas, até lesões conhecidas como LER – Lesões por Esforços Repetitivos. Isso traz sérios riscos para a saúde e integridade física. Mesmo quem passa a maior parte do dia sentado deve manter a coluna ereta, que facilita a respiração, e realizar exercícios que relaxam os grupos musculares e as articulações mais exigidas durante a jornada de trabalho. Pensando nisso, selecionei uma série de exercícios para você fazer em casa, antes de começar seu dia de trabalho. Além de aliviar o stress, você vai se sentir muito mais disposto para trabalhar e até melhorar seu desempenho profissional. Se a sua semana foi mega corrida e você terminou essa sexta-feira moído, leia com cuidado para planejar a próxima segunda-feira em outra "vibe".

Respire melhor com técnicas de Yoga

Você sabia que é possível utilizar a respiração como instrumento para ficar mais atento? Uma respiração lenta e profunda também pode aliviar o stress e proporcionar resultados duradouros. O ideal é fazer as expirações durarem duas vezes mais que as inspirações: se você inspirou por cinco segundos, por exemplo, expire durante dez. Esse exercício pode ser repetido de três a cinco vezes. Se você deseja melhorar sua concentração, tampe a narina direita e respire apenas pela esquerda por alguns minutos. Para diminuir a ansiedade e acalmar os ânimos, tampe a narina esquerda e respire somente pela direita.

Exercícios para o pescoço

Sente-se numa cadeira mantendo tronco e ombros eretos. Faça rotações lentas, primeiro virando a cabeça para o lado direito; volte para a posição inicial e faça o movimento para o lado esquerdo. Para trabalhar as laterais do pescoço, incline-o lateralmente e ao mesmo tempo faça força com o ombro oposto para baixo por vinte segundos. Cada exercício deve ser repetido dez vezes.

Chega de dor nas costas!

Sentado na cadeira, encoste o queixo no peito e vá enrolando seu corpo até onde conseguir; relaxe os braços e o pescoço por vinte segundos. Na seqüencia, retorne para a posição inicial, lentamente, mantendo o queixo apoiado no peito. Em pé, junte as pernas e eleve os braços até as palmas das mãos ficarem paralelas sobre a cabeça. Mantendo os braços esticados, vá descendo o tronco até as mãos tocarem o chão, mas sem flexionar os joelhos. Mantenha-se assim por dez segundos, e volte lentamente até a posição inicial.

Não se esqueça das mãos!

Feche firmemente a mão contra o pulso e abra, esticando os dedos, por três vezes. Você também deve girar cada um dos dedos e estendê-los. Outra dica é apoiar as pontas dos dedos na mesa, mantendo os cotovelos estendidos por vinte segundos. Retire um dedo de cada vez, apontando-os para o chão. Exercícios sem dor Uma dica fundamental é realizar qualquer exercício da maneira correta e sem pressa, prestando atenção ao corpo e principalmente respeitando os seus limites. Faça com que os exercícios virem parte da sua rotina, e não espere as dores aparecerem. Gostaram das dicas? Deixe sua opinião nos comentários e converse com a gente nas redes sociais!