A Yale, renomada instituição privada de curso superior americana, está oferecendo um curso online gratuito chamado The Science of Well-Being, ou em português, a ciência do bem estar, que tem o objetivo de testar a teoria científica da felicidade na prática. São 6 semanas experimentando diversos hábitos relacionados a bem-estar, comprovados a partir de recentes estudos científicos. A ideia é que os alunos possam ultrapassar as teorias passadas e refletir ao redor de mudanças reais para que as suas vidas fiquem mais felizes. Ficou interessado? Então acesse a plataforma da Coursera para assistir as aulas com as legendas e o áudio em inglês. Mas fique atento: apesar de gratuito, se quiser tirar o certificado precisará arcar com um valor de U$ 29 dólares e realizar algumas tarefas propostas. Tirando isso, todo o restante do conteúdo não tem custo algum. O mais interessante é que esse curso tem como referência a disciplina oferecida na universidade chamada de Psychology and the Good Life, que significa Psicologia e a boa vida. Ele é uma versão mais curta dessa que é a matéria mais popular em Yale. Para você ter uma ideia, de acordo com o New York Tomes, ela atraiu cerca de 1200 alunos apenas nesse semestre. Isso quer dizer que 1 em cada 4 foi impactado. Mas é claro que todo mundo quer participar. Laurie Santos, a professora da disciplina e também do curso, oferece aos estudantes algo muito especial: conselhos práticos de como escolher uma carreira significativa. Gostou da ideia? Que bom! Mas aqui no Brasil também existem instituições que oferecem cursos bem interessantes e diferentes do habitual. Quer sair um pouco da caixa e de tudo que engloba profissão, carreira, crescimento profissional e todos esses temas que acompanhamos diariamente? Então leia as nossas dicas a seguir!

Curso de enologia

Enologia é a ciência que estuda toda a produção e conservação do vinho, desde a colheita, o plantio, a produção, o engarrafamento até a venda. Ele é bem interessante para os apreciadores que gostariam de conhecer mais sobre a bebida, tanto para participar daqueles encontros com os amigos quanto para saber escolher o melhor vinho. A Enologia tem inclusive um amplo mercado de trabalho, com oportunidades ligadas a consultoria em restaurantes, casas especializadas e também em grandes mercados, como vinícolas e importadoras. Nesse curso você terá a chance de aprender sobre a história do vinho, como escolher a bebida ideal, como fazer a degustação e muito mais.

Curso de desenho artístico

Se você curte desenhar e quer aproveitar essa habilidade para aperfeiçoar as suas técnicas, que tal fazer um curso de desenho artístico? Mas se não sabe nem o que fazer quando pega um papel em branco, talvez esse curso também seja interessante para você. Imagine aprender a construir um desenho com luz e sombra, perspectivas, cores e esboços? Com certeza seria muito legal. Quem pretende trabalhar com desenho artístico, mas também as pessoas que adoram desenhar em casa nos horários de folga, podem usufruir desse interessante curso.

Curso transformando lixo em luxo

Esse curso é bastante útil para todos nós. Ele ensina técnicas muito interessantes de aproveitamento de materiais que seriam descartados e que podem ser transformados de um jeito bem divertido. Você vai aprender a fazer peças inéditas e muito simpáticas de forma simples, fácil e rápida, como garrafas decorativas, quadrinhos com rolos de papel e chinelos com caixa de leite. Além de ter a oportunidade de criar objetos bonitos e úteis com esses itens, você ainda vai ajudar o meio ambiente.

Inteligência emocional

Esse curso te ensina a saber lidar com as situações do seu dia a dia de forma mais tranquila e eficiente. Você vai aprender a administrar sentimentos como raiva, tristeza e alegria e vai ainda entender como tudo isso pode influenciar nas decisões que toma na sua vida. O trabalho, as tarefas de casa e a rotina com as crianças são fatores que nos desgastam fisicamente e emocionalmente, por isso precisamos ter inteligência emocional para lidar com tudo de forma muito equilibrada. Assim, as nossas decisões serão muito mais pensadas e assertivas.

Curso de canto básico

Esse curso é muito legal pra quem curte cantar em qualquer lugar. E aqui vale o chuveiro também! Mas se você adora encontrar os amigos e aproveitar aquele momento que alguém pega um violão pra começar a soltar a voz, esse curso vai ser muito útil também! Você vai aprender sobre as propriedades da voz, aquecimento vocal, notas musicais, harmonia, estilo, vocabulário musical e muito mais. Gostou dessas opções de cursos online gratuitos? São ótimas alternativas para você conhecer coisas novas e aproveitar para relaxar e sair da rotina! Depois que você terminar o curso, é só usar o tempo livre para colocar em prática aquilo que aprendeu, seja sobre ser mais feliz com o curso da Yale ou sobre vinhos, desenho artístico, criação de peças com material descartável, inteligência emocional e canto. Pensou em fazer algum desses cursos? Então deixe aqui os seus comentários!