O coworking tem sido uma boa alternativa para pequenos empreendedores de diversos segmentos e de diferentes empresas. Com uma instalação completa e serviços operacionais que incluem toda uma estrutura de TI, ele facilita muito para que o profissional tenha um espaço de trabalho que atenda a todas as suas necessidades. Alguns escritórios ainda disponibilizam serviços de secretária ou recepcionista, de motoboy e de faxineira, sempre com o intuito de ajudar muito a vida dos empreendedores. Dependendo do seu trabalho e da sua demanda, talvez valha a pena investir em um local assim. No Brasil existem diversos desses escritórios, em especial nas cidades maiores. Portanto, provavelmente você não terá dificuldade em encontrar um espaço próximo de você e com condições de preços que cabem no seu bolso. Com uma quantidade cada vez mais crescente de pequenos empreendedores, que optam em montar negócios devido ao aumento de oportunidades de trabalho online, o coworking acaba sendo uma alternativa bastante atrativa. Mas será que vale a pena trabalhar em coworking? No artigo a seguir, vou explicar alguns lados da questão.

Quem pode utilizar o coworking?

Diversos profissionais podem usar o coworking. Ele é uma ótima alternativa, por exemplo, para os freelancers que não gostam da solidão do trabalho em casa, mas também para aqueles que atuam melhor quando saem do ambiente residencial e vão para um local mais corporativo. Alguns, inclusive, têm grande dificuldade de “fugir” da televisão e de uma soneca na hora que bate aquele cansaço. Para eles, o coworking é uma oportunidade perfeita, pois o espaço facilita um foco maior no trabalho. Além disso, algumas vezes existem variáveis ao redor que podem atrapalhar a concentração, como os filhos, a diarista e até o cachorro. Tudo isso interfere consumindo o tempo das tarefas e, consequentemente, das entregas e resultados. Mas o coworking é também bastante útil para os empreendedores que precisam eventualmente fazer reuniões com clientes e necessitam de um espaço corporativo e com salas para esses encontros. Fora isso, ele é uma oportunidade para trocas e networking com outros profissionais, o que pode até abrir portas para novos negócios. Mas não pense que é só colocar uma bermuda, um boné e o notebook embaixo do braço para trabalhar no coworking. Existem algumas regras bem importantes para você seguir. Confira quais são elas no próximo tópico!

Existem regras no coworking?

Para que o processo de trabalho dentro do coworking funcione perfeitamente, é preciso que os empreendedores sigam algumas regras de convivência. Além dos horários de funcionamento, existem normas com relação a vestimenta, ao cuidado com o tom de voz ao falar no telefone ou com as pessoas ao redor, ao uso do celular, que deve permanecer no modo vibratório, à utilização do computador, que precisa estar com um volume baixo, e também à discrição, em especial com o tom das brincadeiras. A ideia é manter o ambiente mais profissional considerando o bem estar de todas as pessoas que atuam nele. Mais do que isso, o empreendedor precisa deixar o seu local de trabalho sempre organizado e limpo, evitando, por exemplo, papéis espalhados pela mesa e fios de notebook enrolados e dispostos de qualquer maneira. Outro cuidado importante é com relação às vendas de serviços individuais. Esse tipo de abordagem obviamente atrapalha a concentração das outras pessoas, além de dificilmente garantir uma venda satisfatória. É claro que a coletividade que o espaço oferece pode fazer surgir oportunidades de novos negócios, mas a promoção individual de um produto é bastante diferente do propósito do coworking.

Como encontrar um coworking?

Quer encontrar um coworking? Que tal acessar o site do Coworking Brasil? Vou explicar melhor! O Coworking Brasil é um site que concentra diversos espaços de coworking brasileiros. São inúmeros escritórios localizados nos mais variados estados. Assim é possível atender o maior número possível de empreendedores. Mas não para por aí. Ele ainda oferece informações sobre o universo do coworking, sobre empreendedorismo e também sobre a cultura digital em um blog exclusivo! Gostou da ideia e quer buscar um coworking para você trabalhar? Então acesse o site e clique em espaços. Ele vai abrir uma página com diversos escritórios por estado. Tocantins, Rondônia, São Paulo, Santa Cataria e Rio Grande do Sul são alguns, mas existem muitos outros. Ao clicar no nome do estado, você vai ver a imagem do escritório virtual e também o bairro em que ele fica localizado. É só ir no coworking selecionado para obter as informações sobre ele, como os serviços oferecidos, a estrutura física e tecnológica, as salas de reuniões, entre outras. Descendo a tela você visualiza os planos e pacotes para utilizar por hora ou por mês. É só escolher o que melhor atender a sua necessidade e expectativa! Se está em busca de um escritório, então saiba que vale a pena acessar o site do Coworking Brasil! E você? Prefere trabalhar em casa ou no coworking? Deixe aqui o seu comentário!