Quer saber mais sobre o novo Gmail? Se esse serviço de correio eletrônico já era bom, agora ele vai ficar melhor ainda! Funcionalidades mais práticas e atrativas para você se organizar e poder trabalhar com maior agilidade e assertividade são algumas das novidades. Se quer conhecer todas elas e entender as vantagens para você e para o seu negócio, fique por aqui!

 Como vai funcionar o novo Gmail?

De forma geral, o novo Gmail vai permitir que você realize muito mais tarefas sem precisar sair da sua caixa de entrada. Com um visual mais atrativo, as novidades vão ajudar principalmente os pequenos empreendedores e os freelancers que costumam usar a ferramenta para trabalhar. Você vai conseguir organizar melhor as suas tarefas e fazer tudo com ainda mais praticidade e segurança. Se esse é o seu caso, com certeza vai gostar muito dessas novidades! Conheça agora todas elas!

Mais praticidade

1 - Você vai conseguir clicar em anexos sem precisar abrir ou rolar a página. Isso mesmo! Agora será possível abrir fotos, planilhas, textos, apresentações de slides e outros arquivos sem precisar abrir o seu email. 2 – As funções de marcar como lidas e de silenciar ou apagar conversas individualmente também podem ser acessadas de forma rápida e direto pela caixa de entrada. 3 - O novo botão soneca guarda para depois aqueles e-mails que você não consegue ler agora. 4 - Os aplicativos que usa com maior frequência, como o Google Calendar, o Tasks, disponível agora também para Android e iOS, e o Keep, poderão ser acessados mais rapidamente. 5 - O Gmail terá lembretes que ficarão ao lado das mensagens recebidas há alguns dias, mas que ainda não foram respondidas. É uma forma de lembrar que precisa continuar conversas ou responder e-mails, além de facilitar a organização tornando tudo mais visual. É só bater o olho para ver. 6 - O Gmail web vai contar também com o Smart Reply. A ideia é que você possa responder mais rapidamente as suas mensagens. 7 - Agora você terá novos recursos para a versão mobile, como os avisos de alta prioridade. Será um lembrete para as mensagens importantes. O intuito é que você não seja interrompido e não perca a concentração caso esteja fazendo alguma outra coisa. 8 - O Gmail vai agora sugerir o momento de cancelar a assinatura de promoções ou newsletters que já passaram do time. Isso é útil principalmente para diminuir a superlotação da sua caixa de entrada. 9 – A ferramenta contará também com um sistema de respostas inteligentes. São algumas frases prontas para você responder um e-mail de forma bem simples. Basta para isso dois cliques, um para escolher a sentença que quer utilizar e outro para enviá-la. A ideia é que isso facilite o envio de mensagens rápidas sem que precise digitá-las. 10 - Nas versões mobile, o Gmail apresenta agora um sistema de notificação prioritária para você definir quando quer ser avisado sobre algo que chegou à sua caixa de entrada.

Mais privacidade e segurança

1 – O novo Gmail terá novos alertas que avisam quando um e-mail com potencial de risco chega à sua caixa de entrada. Considere que o e-mail ainda é a porta de entrada de ataques e golpes virtuais. Por isso, o Google optou em dar um maior destaque aos avisos sobre as possíveis ameaças que chegam por meio do correio eletrônico. 2 - O novo modo confidencial vai permitir que você controle a maneira com que as mensagens são encaminhadas, baixadas, copiadas ou impressas. Isso é muito útil para as situações em que você precisa enviar alguma informação confidencial por e-mail, como a declaração de imposto de renda, por exemplo. Mas o recurso também pode criar uma data de validade para a mensagem, assim você estabelece um prazo para quando ela poderá ser vista. 3 – O novo Gmail ainda disponibiliza um temporizador que permite a autodestruição de determinado e-mail. Em apps de mensagens como o Telegram, o Messenger ou o Allo, quem envia a mensagem poderá definir o tempo em que ela ficará disponível para o destinatário. Depois desse período ela vai sumir e não poderá mais ser lida por quem a recebeu. 4 - O novo Gmail traz também algumas novidades úteis para o controle de informações compartilhadas por e-mail. É possível inclusive ativar um sistema de verificação dupla para que apenas o remetente autorize o acesso do destinatário ao e-mail que foi enviado. 5 - Outra novidade é a permissão para que o remetente bloqueie o download de anexos, o encaminhamento e até mesmo a captura de telas de uma mensagem.

Como atualizar o Gmail e incluir as novidades?

Basta ir em Configurações na parte superior direita da caixa de entrada e clicar em “Experimente o novo Gmail”. Mas se mudar de ideia, não se preocupe. É só retornar para esse mesmo lugar e clicar em “Voltar para o Gmail clássico”. Gostou de saber mais sobre o novo Gmail? Então aproveite essa funcionalidade e facilite o seu dia a dia de trabalho!