Uma incubadora tem por compromisso dar apoio às pequenas empresas e ajudá-las a crescer. Para isso, ela oferece suporte na área de gerência, contabilidade, jurídico, gestão financeira e controle de custos. Além disso, ela possibilita parcerias e oportunidades para a startup. A Supera Incubadora é um desses exemplos que busca por startups para auxiliá-las para que depois possam dar continuidade no crescimento utilizando os conhecimentos aprendidos e vivenciado. E para as empresas que querem ter esse apoio inicial, podem ficar atentas que a Supera Incubadora vai abrir inscrições para novas startups. Confira mais informações sobre isso no decorrer do texto.

Benefícios de participar de uma incubadora

Segundo o Portal do Brasil, tanto no Brasil como no mundo, a taxa de empresas que participam de uma incubadora e depois acabam fechando é reduzida de 70% para 20% em relação àquelas que não participam desse projeto. A incubadora estimula o empreendedorismo e fortalece as empresas em seus primeiros anos de existência para que possam sobreviver ao mercado. É como se sua empresa fosse um bebê e a incubadora uma mãe que dá todo o ensinamento e prepara o bebê para a vida adulta. Assim, ele tem condições de sobreviver de maneira melhor do que um bebê que cresceu sozinho sem os cuidados de uma mãe. Por isso, é tão importante que as startups passem por essa experiência, já que às vezes a ideia do negócio é boa, mas falta alguém experiente e que tenha o conhecimento de como agir melhor no mercado. Com essa força, de alguém mais experiente, a startup pode se desenvolver e se tornar um grande negócio. incubadoraLeia mais: Saiba quem são os unicórnios brasileiros, as startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares

Conheça um pouco sobre a Supera Incubadora

A Supera Incubadora está é ligada ao Supera Parque de Inovação Tecnológica de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Ela é resultado da parceria entre Fipase, Universidade de São Paulo (USP) , Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. A incubadora está instalada no campus da USP de Ribeirão Preto. A Supera Incubadora é considerada uma das melhores do país na categoria de geração e uso intensivo de tecnologias. Atualmente, ela conta com 52 empresas inovadoras, promovendo a integração delas com empresas brasileiras e empresas internacionais do ramo da tecnologia. Ela oferece apoio para a criação de novos negócios, assessoria, disponibiliza infraestrutura básica para os empreendimentos, capacitação e networking. Isso permite que pequenas startups possam se desenvolver muito por meio desse suporte. A supera possui 3 modalidades com prazos de permanência:
  • Incubação compartilhada - 24 meses.
  • Incubação presencial - 36 meses.
  • Incubação virtual - 36 meses.
Todos que passam no processo seletivo entram obrigatoriamente para a incubação compartilhada,  devendo permanecer nela por, no mínimo, 6 meses. Somente após esse período é possível pedir a mudança de modalidade. E para a felicidade das startups, a incubadora vai abrir um processo de seleção para que novos empreendimento se integrem à incubadora e receba todo o apoio necessário. Confira abaixo as informações sobre esse processo seletivo.

Informações sobre as inscrições e etapas

A Supera Incubadora, do dia 1º de junho até 23 de agosto, estará com inscrições abertas para participar da primeira etapa do processo de seleção. Essa inscrição é referente ao curso Empreende, em que um dos membros da equipe da startup deverá se inscrever, pagando uma taxa de R$ 360,00. Esse curso será realizado entre os dias 24 e 26 de agosto. Conforme o edital, para quem já possui o certificado do Programa Startup SP ou outro curso equivalente não precisa fazer esse curso oferecido pela Supera, mas precisa apresentar o certificado, pois essa é uma etapa obrigatória. Após esse período, os interessados em continuar o processo seletivo deverão se inscrever na plataforma online Gust até o dia 30 de agosto, com inscrições gratuitas. Nessa inscrição deverão ser enviados documentos pessoais, certificado de participação do curso Empreende ou equivalente, currículos dos empreendedores, informações do projeto e da empresa e um vídeo no formato pitch, de 2 minutos. Após essa etapa, as equipes selecionadas deverão passar por entrevistas e dinâmicas de grupo. Ao final, as que forem selecionadas deverão pagar o valor de R$ 300,00 para confirmarem a participação nos processos posteriores. Segundo o edital, a finalização de todo o processo de seleção se dará até dia 11 de dezembro de 2018, com a divulgação dos aprovados. A partir do dia 12 de dezembro é preciso apenas que os aprovados assinem o contrato para início das atividades. InformaçõesLeia mais: Por que pivotar uma startup (ou um projeto freelancer) e promover uma revolução no seu negócio não é ruim?

Para mais informações

Todas as informações de cada etapa do processo estão disponíveis no edital de seleção de propostas. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail incubadora@superaparque.com.br; pelo telefone (16) 3315-0735, de segunda à sexta, das 8h às 18h; ou presencialmente (com agendamento prévio) às quintas-feiras, em dois horários: 10h e 15h. Se você possui uma startup essa é a hora de investir no crescimento e experiência para ela. Então, bora se inscrever no processo seletivo da Supera Incubadora e aproveitar todo o conhecimento que está por vir. Você possui alguma startup e já passou por alguma incubadora? Então, escreva nos comentários como foi sua experiência.