A regra número um para quem trabalha com computadores em importantes projetos não poderia ser outra: faça sempre backup dos seus arquivos. Não importa o quão confiável possa ser o seu hardware, sempre existe a chance de que algo dê errado. E para evitar contratempos deste tipo, nada melhor do que apelar para um bom software de backups. E é exatamente isso que apresentaremos a seguir.

Nossa intenção foi separar cinco opções gratuitas para você, que precisa manter sempre seus arquivos em segurança, sem ter que esquentar a cabeça com o funcionamento de complicados procedimentos de cópia. Conheça cada uma das nossas opções a seguir:

FBackup

fbackup

O FBackup é ideal tanto para o uso pessoal quanto comercial. Ele possui alguns recursos excelentes como backups já comprimidos no formato Zip, além de realizar cópias de segurança para dispositivos externos e também em unidades de rede. Também é possível executar ações pré-determinadas antes e após o início dos backups, como fechar programas críticos e abri-los em seguida.

Gostamos

  • Diferentes filtros que separam arquivos de diferentes tipos, como os do pacote Office
  • Sistema de backup incremental que permite cópias de segurança com diferentes versões de um mesmo projeto, permitindo o resgate de informações já alteradas pelo usuário

Não gostamos

  • Sistema de agendamento deixa um pouco a desejar, apresentando somente as mais básicas opções

Nota do Carreirasolo: 8,5

Genie Timeline Free Edition

genie

Mas será que o seu negócio é apertar um botão e deixar que as coisas aconteçam, sem precisar esquentar a cabeça? Se a resposta for sim, então o Genie Timeline é a opção perfeita para o seu Backup. Este é um daqueles programas que você instala, configura e esquece que existe. Enquanto isso, ele faz cópias de segurança contínuas, sem alterar a performance do seu sistema. Assim você mantém sempre uma cópia mais nova de seus arquivos, sem medo de perder nada.

Gostamos

  • Simples e fácil de usar: em apenas dois passos você garante suas cópias de segurança, sem muita enrolação
  • Consome o mínimo de recursos de sistema, funcionando perfeitamente em conjunto com aplicações pesadas
  • Mantenha controle de seus backups a distância, com a ajuda do seu iPhone ou iPad!

Não gostamos

  • Se você está em busca de opções mais elaboradas quanto ao agendamento dos backups, então é melhor procurar outra opção

Nota do Carreirasolo: 9,0

GFI Backup

gfi

O GFI chama a atenção por ser um software gratuito e ainda assim contar com alguns recursos profissionais de backup. O principal deles é o sistema de VSS (Volume Shadow Copy). Como alguns devem saber, se um arquivo estiver aberto por outro programa, o sistema impede que modificações sejam feitas nele. O sistema de Volume Shadow soluciona esta limitação garantindo uma cópia segura de qualquer arquivo, inclusive aqueles que estão sendo utilizas pelo usuário no momento do backup. Ele também garante a sincronia entre dois computadores diferentes, oferecendo assim muito mais segurança.

Gostamos

  • Poder copiar sem susto arquivos que já estão em uso é uma mão na roda para qualquer tipo de atividade
  • Opção de enviar cópias de segurança de pequenos arquivos, como textos e planilhas, para uma conta de mail

Não gostamos

  • Opção de proteção contínua só está disponível para intervalos de uma hora na versão gratuita do game

Nota do Carreirasolo: 8,5

Comodo

comodo

Esta é uma solução que pega carona com outra grande tendência de hoje no mercado: o armazenamento em nuvem. Além de realizar backups facilmente no seu PC, contando ainda com sistema de sincronização de arquivos, o Comodo garante ao usuário um espaço de 5GB livres em seus servidores, garantindo assim mais uma opção na hora de proteger seus projetos.

Gostamos

  • Design simplificado facilita o uso de quem não tem muita experiência com este tipo de programa
  • Sistema de cópia em nuvem é mais uma excelente opção de manter seus arquivos salvos

Não gostamos

  • Opção de encriptação de arquivos poderia ser um pouco mais completa

Nota do Carreirasolo: 9,5

Toucan

toucan

E por último, uma opção para os usuários mais avançados. O Toucan além de ser portátil, isto é, não necessita de instalação e pode ser carregado em um Pendrive ou qualquer outro dispositivo de armazenamento externo, conta com inúmeras opções de encriptação de arquivos, compressão, além de oferecer suporte à linguagem de programação LUA. Desta forma, programadores experientes ainda podem adequar o programa às suas necessidades.

Gostamos

  • Funciona no esquema portátil, isto é, não precisa ser instalado e funciona em qualquer pendrive ou HD externo
  • Uma excelente ferramenta para quem possui experiência em programação

Não gostamos

  • Interface nada intuitiva e funcionamento truncado certamente afastarão usuários iniciantes

Nota do Carreirasolo: 8,0

Independente do seu trabalho ou experiência no assunto, sempre existe um software de backup ideal para você. Agora acabaram as desculpas por ter perdido um ou outro arquivo importante. Portanto, siga a regra: faça backup sempre!

E você? Qual é seu método de backup favorito?

zp8497586rq