A informação está em todos os lugares: no seu celular, notebook, tablet. Se antigamente só o Orkut já tinha o poder de nos viciar, como administrar a quantidade de redes sociais disponíveis e as várias contas de email que criamos? E como misturar isso com a nova ansiedade de se trabalhar em casa pela primeira vez? O desejo por informação está enraizado na nossa busca por notícias e novidades em nossos perfis online - sem contar quando a informação aparece mesmo sem ser solicitada na forma de pop-ups e notificações. A nossa atenção acaba ficando voltada exclusivamente para o computador – e quando estamos longe dele parece que nos desconectamos do mundo.

O diagnóstico

Será que sua relação com a informação é normal ou você pode se considerar um ansioso? Vamos aos principais sintomas!
  • Ao acordar, e antes de dormir, tem o hábito de verificar seus emails e redes sociais;
  • Não consegue largar o computador para fazer outras atividades, como exercícios físicos, ou encontrar pessoas;
  • Está sempre mexendo no celular quando está longe de casa ou do trabalho;
  • Vive criando posts no Facebook ou Twitter, mesmo quando está com outras pessoas;
  • Fica ansioso se está completamente desconectado por alguns minutos;
  • Não consegue se imaginar desconectado ao longo de um dia inteiro.
Se você se encontrou em uma ou mais dessas situações, e quer mudar, aprenda algumas técnicas que vão te ajudar a lidar com seu tempo online sem exageros.

Mudanças simples na rotina

Pequenas atitudes são essenciais para a mudança, e você pode começá-las hoje mesmo. Para descobrir quais são seus maiores vícios, anote quais sites você verifica com frequência, e faça uma marca cada vez que você acessá-los. Assim você pode avaliar os seus hábitos. [related-posts] Antes de checar seu perfil no Facebook, por exemplo, num ímpeto, faça uma pausa de um segundo e pergunte a você mesmo “Eu realmente preciso fazer isso? Por que?”. Os vícios são atitudes que tomamos sem pensar, automaticamente. A pausa não significa que você não vai acessar a sua página, mas o fará de forma consciente. Outra dica é fazer pausas de 10 minutos a cada hora em frente ao computador para tarefas simples como escrever em um caderno, arrumar a casa e beber água.

Organize-se!

Determine um intervalo para verificar emails e redes sociais, como por exemplo, 15 minutos duas vezes ao dia. Esse limite permite que você desfrute dessas ferramentas, mas também tenha tempo para outras atividades. Agende também algum tempo para ficar completamente desconectado. Aproveite para praticar exercícios físicos, encontrar amigos, ou passar um tempo com você mesmo, sem cair na tentação de pegar o celular. Além disso, é importante definir quais fontes de informação são realmente fundamentais. Ao invés de ler 50 blogs que chamam a sua atenção de alguma forma, escolha apenas 10 que valham a pena. O objetivo não é fazer com que você se desconecte de tudo. Mas sim aprender a usar o que a internet tem a oferecer de forma eficiente. Aproveite sua passadinha nas redes sociais e conte pra gente as suas novas atitudes!
zp8497586rq