A loja online, também chamada de e-commerce, é uma excelente oportunidade para os empreendedores, em especial porque a modalidade tem crescido consideravelmente nos últimos anos.

É claro que todos nós sabemos o motivo: o avanço da internet.  Hoje em dia, grande parte das nossas demandas é online, incluindo a compra de produtos e serviços. Mas além das facilidades de compra, precisamos considerar também que o investimento da loja online costuma ser um pouco mais baixo que o de uma loja física. É assim que ela se torna atrativa tanto para quem pretende ter um empreendimento quanto para o cliente. Então, pode esperar mais alguns e-commerces por aí ao longo dos próximos anos.

E você? Quando vai abrir o seu? Devido a essas facilidades e vantagens talvez você já tenha considerado a possibilidade. Mas aí surge a pergunta: o que eu devo montar?

E essa pergunta deve mesmo ser feita, pois é ela que vai permear a sua decisão! Só que tem um ponto bastante importante quando se trata do que montar: o nicho a ser escolhido. Quanto mais específico, melhor.

Quer saber por quê? Então acompanhe o próximo tópico!

Por que é importante atuar com um nicho de mercado na loja virtual?

Nicho de mercado significa atuar com um produto específico ou com um perfil específico de clientes. Mas quem disse que isso é bom? Isso na verdade não é bom, é ótimo!

Quanto mais especifico você for na escolha do seu produto e do cliente que vai atender, mais fácil vai ser para atrair as pessoas certas, aquelas que realmente se interessam pelo que oferece. Essa estratégia é muito interessante principalmente para os pequenos empreendedores.

Mas por quê? Por vários motivos!

1 – O investimento é mais baixo

2 – As perdas são menores caso o negócio não dê certo

3 – Encontrar os potenciais clientes é bem mais fácil

4 – A administração é muito mais simples

Quer exemplos? Vou dar alguns!

Exemplos de nicho de mercado para a loja virtual

Veja exemplos de nicho de mercado para a sua loja virtual. Listei apenas alguns, mas as oportunidades são inúmeras. Use a criatividade e opte por algo realmente promissor.

1 – Roupas para bebê

Aqui é interessante que você estipule uma idade específica, como bebês de 0 a 2 anos, e trabalhe apenas com roupas para essas crianças.

Os seus clientes serão principalmente os pais que acabaram de ganhar um bebê ou que possuem filhos pequenos.

2 – Bijuterias finas

Nem todas as mulheres se interessam por esse tipo de bijuteria, uma vez que elas são bem específicas e o preço costuma ser um pouco maior. Você precisa encontrar as clientes que vêm valor nessas peças.

Qual é a idade delas? Quais são os seus hábitos? Em que circunstâncias usam as bijuterias?

Essas perguntas são interessantes para você estruturar o seu nicho e fazer as campanhas certas para o público certo.

3 – Artesanato para decoração do lar

Se você tem habilidades com artesanatos, o que acha de ter uma loja online com opções interessantes para decoração da casa?

Objetos como porta-retrato, porta copos, vasos e quadros costumam encantar o público apaixonado por peças manuais.

4 – Produtos orgânicos

Cada vez mais as pessoas se alimentam de forma saudável e por isso esse nicho de mercado é com certeza bastante promissor. Algumas, inclusive, só compram alimentos 100% naturais para ter em casa.

Você precisa de qualidade, preço, atendimento e entrega competitivos para fazer realmente a diferença.

5 – Roupinha para cães

Os cães já são considerados membros da família por grande parte dos donos e têm recebido alguns mimos bem especiais, com as roupinhas personalizadas.

Vale usar a criatividade e criar (ou comprar, caso for revender) peças coloridas, diferentes, com sainhas e gravatinhas e muito mais.

6 – Esmaltes e acessórios para unhas

Aqui o seu público pode ser mulheres que gostam de fazer as mãos, mas também manicures que buscam por preços competitivos.

7 – Camisetas masculinas

Você pode, por exemplo, atender um público geek, oferecendo peças com estampas de quadrinhos, super heróis ou games, ou um público mais casual, com peças mais neutras.

Assim, quando fizer uma campanha no Google ou no Facebook para atrair esses clientes, vai ser muito mais fácil encontrar as pessoas certas, aquelas que realmente se interessam pelo que você oferece.

Chegou a hora de montar a sua loja online

Escolha um produto que resolve problemas

De nada adianta ter um negócio se ele não resolve os problemas das pessoas e se não facilita a vida delas. Se você não tiver algo que de fato ajude o público, dificilmente alguém vai comprar de você.

Estude o seu produto

Se você já tiver algum conhecimento ou experiência com o produto, ótimo! Se não tiver, estude-o e tenha a certeza de que conseguirá responder as dúvidas dos clientes, além de conseguir mostrar o valor daquilo que você vende.

Crie um plano de negócios

O plano de negócios é essencial para você estruturar o projeto e também para ele ser lançado no mercado de forma assertiva. Vamos supor a seguinte situação: O seu cliente acabou de te conhecer. Imagine como ele ficará se você não conseguir fazer a entrega do produto no prazo, se não tiver um canal de atendimento, se não conseguir responder as dúvidas, entre outras situações?

Para saber mais com relação a como montar um plano de negócios, clique aqui e leia o nosso artigo sobre esse tema.

Estruture a loja online

Com o plano de negócios elaborado, você conseguirá saber exatamente tudo que precisa para montar a sua loja. Defina se a plataforma do site será paga ou gratuita, tire fotos dos produtos e defina as descrições e os preços, elabore todo o conteúdo do site e muito mais.

Divulgue a loja online

Em um primeiro momento, vale a pena colocar algum investimento no Google e nas redes sociais mais atrativas para o seu negócio. Isso fará com que seja visto e conhecido pelo seu potencial cliente.

Procure fazer ações eficientes de otimização para motores de busca (SEO) e sempre divulgue a sua loja online nas redes sociais. Mas não se esqueça de interagir constantemente com o público e de responder rapidamente aos comentários. Isso estreita a relação com as pessoas, que começam a confiar cada vez mais em você.

Fazendo essas ações, com o tempo a sua loja online ganha autoridade e esse investimento passa a não mais necessário.

Está pensando em montar a sua loja online? Então deixe aqui os seus comentários!