É no tradicional bairro da capital paulista, Vila Madalena, repleto de barzinhos e de um público jovem que adora se divertir e jogar conversa fora, que fica um lugar repleto de arte chamado de Beco do Batman. Escondido entre as vielas, mais especificamente na rua Gonçalo Afonso número 96, esse espaço é realmente um paraíso para os aficionados por arte e grafite. Pra deixar isso ainda mais interessante, recentemente, a Galeria da Alma do Beco do Batman recebeu uma obra muito especial do artista Binho Ribeiro: um grafite interativo inspirado no game de cards da Blizzard Entertainment, o Hearthstone. A arte tem chamado a atenção dos pedestres que passam pela rua e também dos grupos de jovens que fazem plantões diários por ali. Mas afinal, como é essa arte interativa?

Mais sobre a arte

O mural de Binho Ribeiro é interativo e faz você se sentir dentro do “Bosque das Bruxas” ao se posicionar para uma foto. O lugar sombrio com uma iluminação de dar medo e muitos uivos aterrorizantes, é repleto de criaturas corrompidas por maldições e magia negra. Sim, a foto fica mesmo assustadora, mas também muito divertida! A arte simplesmente permite que as pessoas participem dela, como se estivessem mesmo naquele sombrio lugar. Esse foi o primeiro trabalho do artista inspirado em um game feito a pedido da Blizzard. Ele, que é fã de surrealismo fantástico, realmente fez a arte chamar a atenção de quem passa por ali. Ficou com vontade de ir? Então saiba mais sobre o Beco do Batman no próximo tópico!

O Beco do Batman

O Beco do Batman é uma referência em grafite há mais de 30 anos em São Paulo, e surgiu quando, de um dia pro outro, apareceu um desenho do Batman em uma das paredes da rua. Foi assim que o lugar levou o nome de Beco do Batman e passou a ser um espaço para que os artistas da arte urbana deixassem por ali as suas marcas chamativas e intrigantes. O espaço, antes abandonado e deixado de lado, recebeu uma nova cara graças às paredes repletas de arte. Foi assim que ele ser tornou uma atração turística imperdível para quem visita a cidade. Pra ficar tudo ainda mais interessante, a passagem de carros foi interrompida, e o Beco do Batman se tronou um excelente lugar para o encontro entre grupos de amigos que apreciam esse tipo de arte e também para aqueles que só querem mesmo jogar conversa fora.

Conheça um pouco mais do artista Binho Ribeiro

Binho Ribeiro faz grafite desde os anos 80, época em que começou esse movimento no Brasil. Ele é atualmente um dos mais reconhecidos tanto pelo seu consistente trabalho nas ruas quanto pela sua atuação com telas e curadoria de projetos renomados de street art. Entre eles estão o Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo, o MAAU, e a Bienal Internacional Graffiti Fine Art, que é inclusive a mais completa bienal de arte urbana de todo o mundo. Mas qual é o game que inspirou o seu trabalho?

O Hearthstone

Para quem não conhece, Hearthstone é um jogo gratuito de cards digitais que tem mais de 70 milhões de jogadores inscritos. Ele está disponível para PC, tablet e smartphone e pode ser baixado sem custo algum no link http://us.battle.net/hearthstone/pt/. Nesse game estratégico, os jogadores constroem decks de cartas de heróis que representam 9 classes do universo de Warcraft. Eles trocam turnos jogando cartas de seus decks personalizados, usando armas, feitiços ou habilidades heroicas. Hearthstone tem um visual amigável e os personagens possuem uma história bastante rica por trás, o que deixa tudo ainda mais interessante.

 Mas o que é a Blizzard Entertainment?

A Blizzard é uma editora e produtora de jogos americana que foi fundada em 1991. Antes de começar os projetos de jogos para computador, ela foi responsável por games em diversas plataformas, como Super Nintendo e  Mega Drive. Entre eles estão Rock 'n Roll Racing, The Death and Return of Superman, The Lost Vikings e Blackthorne. Atualmente a companhia tem mais de 4700 profissionais como designers, programadores, produtores, engenheiros de som e artistas e ainda acumula 21 jogos n.º 1* e diversos prêmios de Jogo do Ano. Deve ser por isso que o serviço de jogos on-line da empresa é um dos maiores do mundo, e conta com milhões de jogadores ativos. O mais interessante é que nem todos os moradores de São Paulo conhecem o Beco do Batman. É claro que a cidade é enorme e nem sempre quem mora em determinada região consegue se deslocar facilmente para uma outra mais extrema. Mas a arte interativa de Binho Ribeiro é realmente muito interessante e vale a pena conhecer. Se você mora em São Paulo e ainda não foi ao Beco do Batman ou se você não é da cidade e gostaria de conhecer, pode ter certeza de que o seu tempo não será perdido. Você terá a oportunidade de conhecer diversos outros lugares como parques, museus e restaurantes. E se for pra Vila Madalena, onde fica o Beco do Batman, não vai nem saber em qual barzinho entrar. Lá tem um monte deles, um mais legal que o outro!