Hoje em dia, muitas empresas estão adotando a prática de ter funcionários ou equipes remotas. Essa nova forma de empresa leva os gestores ou os próprios donos, no caso das startups, ao desafio de como gerenciar uma equipe remota.

Felizmente esse desafio pode ser superado e você pode ter um bom desempenho com seus funcionários que trabalham como home office. Confira, a seguir, quais são os desafios e como enfrentá-los.

Desafios que surgem ao gerenciar uma equipe remota

Tanto a equipe presencial como a remota possuem desafios na hora de gerenciar, mas como hoje falaremos da segunda opção, vamos ver algumas dessas dificuldades:

  • Baixa produtividade: quando a equipe ou parte da equipe não está produzindo de maneira eficiente, prejudicando a entrega do produto.
  • Colaboradores que estão sem um objetivo: é preciso que a equipe esteja alinhada com o trabalho que estão desenvolvendo. Quando alguém não está seguindo esse caminho temos um problema.
  • Falha na comunicação: a comunicação é muito importante. A partir do momento, que alguma falha acontece nesse processo é preciso tomar alguma providência.
  • Falta de respeito com o gestor: é necessário que a equipe entenda quem é o gestor, para que o trabalho não fique comprometido. A partir do momento que alguém comece a não compreender mais a hierarquia do processo, o trabalho fica comprometido.

Bom, essas são algumas dificuldades encontradas pelo gestor. Para que elas sejam resolvidas ou que nem cheguem a surgir na sua empresa, algumas práticas são indicadas. Confira quais são elas a seguir:

Definir um sistema de comunicação

Quando temos uma equipe remota, definir uma forma de se comunicar é essencial. Isso porque, seus funcionários não se encontram nos corredores ou na hora do café para colocar o assunto da empresa em dia.

Dessa forma, utilizar o Slack, Skype ou outro programa para comunicação é essencial. O melhor é que todos da equipe estejam em um grupo dentro de um sistema de comunicação, para que todos saibam o que está acontecendo.

Sempre que precisar, passe um feedback para a equipe. Conversem sobre o que pode ser melhorado na equipe para que ela produza com mais eficiência, diga os pontos positivos que devem continuar acontecendo. É importante ter essa conversa com os seus funcionários home office para que eles saibam como estão se saindo em suas funções. Para isso, marque reuniões com todos via Skype, Hangouts ou equivalente, e fale sobre o trabalho como um todo.

equipe remotaPromover a gestão do conhecimento

Para que toda a equipe esteja alinhada com o projeto, é importante que haja uma documentação a respeito do projeto. Essa documentação precisa estar ao alcance rápido de todos. Além disso, complementando o tópico anterior, é bom que a equipe troque informações a respeito do projeto, tire suas dúvidas, compartilhem informações relevantes para o andamento do trabalho.

Essa troca entre os membros da equipe também é muito importante e vamos falar mais sobre ela nos próximos tópicos.

Especificar os prazos

Seu trabalho como gestor exige especificar os prazos de entrega dos trabalhos. Isso é essencial para que os seus funcionários se organizem e para que seu cliente fique satisfeito. Ainda mais quando sua equipe possui pessoas de vários países, em que o fuso horário é diferente.

Para esses casos, é preciso estabelecer qual em qual horário trabalhar, lembrando que todos precisam ficar satisfeitos com a hora que irão trabalhar ou precisarão estar online. O melhor método a ser utilizado aqui é utilizar algum programa de gestão de tarefas, como o Trello, Asana ou semelhante, ou então, pedir um relatório ou apresentação do que a equipe fez a cada período. Dessa forma, é possível ter um controle de como anda a produção.

Conhecer sua equipe

Como em toda empresa, é preciso que você conheça sua equipe. Isso te ajuda tanto na hora de distribuir as tarefas, como no jeito de se comunicar. Porque, como sua equipe pode ser de qualquer parte de um país e até de outros países, vai ter muita diferença cultural, o que exige que você consiga lidar com isso.

Além disso, quando se tem muitos funcionários extrovertidos, por exemplo, normalmente você terá que estipular um tempo de reunião maior para que no final, as pessoas possam trocar ideias. O que fará muito bem, aliás, para eles se entrosarem e sentirem que fazem parte de um grupo.

equipe remotaFortalecer os vínculos

Uma prática que empresas físicas fazem é todo final de ano reunir os funcionários para uma confraternização. Isso poderia ser adotado em empresas que possuem uma equipe remota. Claro, que a ideia deve ser adaptada para cada situação.

Por exemplo, caso os funcionários tenham disponibilidade de viajar para se encontrarem, poderiam de planejar uma data e organizar o encontro. Caso contrário, poderia ser feito um encontro via algum programa que várias pessoas possam estar online, como o Skype. Isso também vai fazer com que as pessoas que trabalham para você se sintam parte de uma equipe e melhorem a comunicação entre si.

Como se pode ver, é preciso cuidar bastante da comunicação, ela é muito importante quando se tem que gerenciar uma equipe, com mais cuidados caso seja remota. Além disso, saber como distribuir as tarefas e coordená-las. E para te auxiliar nessa questão, temos disponíveis os softwares de comunicação e gestão de tarefas.

Gostou das dicas? Comente aquelas que você já aplica na sua empresa. E se sentiu falta de alguma outra dica, também comente.