Um ambiente de trabalho precisa ser motivador e acolhedor para que os funcionários possam manter a produtividade e evitar distrações. Viemos de um tempo em que empresas não se importavam muito com essas questões, mas felizmente os tempos estão mudando para melhor.

Cada vez mais percebemos que um ambiente de trabalho faz total diferença no empenho da equipe, no bem estar e nos resultados. Imagine um lugar onde a pintura não está decente, os móveis estão com problema, não há uma boa internet e não há cozinha para você almoçar. Você gostaria de trabalhar num lugar assim? Provavelmente não, pois também considera que deve haver o mínimo de conforto para dar o seu máximo.

Listamos algumas dicas de como melhorar o ambiente de trabalho numa startup, para que os funcionários se sintam motivados e produtivos, confira:

1. Cadeiras confortáveis

Normalmente, dependendo da startup e da função, os funcionários vão passar o dia inteiro sentados enquanto trabalham. Dessa forma, oferecer uma cadeira que proporcione conforto é essencial. Isso porque, caso a cadeira não seja confortável, alguns problemas de saúde podem surgir, como dor nas costas, nos braços e no pescoço.

ambiente de trabalho2. Mesas na altura certa

Junto com a cadeira é preciso que a mesa esteja numa altura certa e com um espaço adequado para acomodar as ferramentas de trabalho. A profundidade da mesa também deve ser boa para que caiba ali tanto uma pessoa baixa como uma pessoa alta.

3. Acústica do ambiente

Uma sala com uma acústica boa, que não deixar vazar muita conversa e que consegue direcionar bem a voz de quem está ali presente é importante. Isso vai evitar que as pessoas falem muito alto, que haja eco e que quem estiver passando do lado de fora não sejam incomodo pelo som vindo do lado de dentro.

Leia mais: Veja se o seu espaço de trabalho está prejudicando a sua qualidade de vida, produtividade e bem estar!

4. Cozinha para o intervalo do almoço

Uma startup que possui um espaço para a cozinha, com um forno micro-ondas , uma mesa e uma pia facilita muito o dia a dia de quem trabalha ali. Nem todos moram perto para voltar para casa e almoçar ou tem dinheiro para ir num restaurante. Dessa forma, com uma cozinha os funcionários acabam trazendo seu almoço e ficando durante o intervalo do meio dia na empresa para almoçar. Isso contribui para que o time interaja e aumente seu entrosamento.

5. Espaço para descanso

Por ter um espaço para cozinha, e mesmo que não tivesse, seria interessante ter um espaço para descanso e distração durante os intervalos. Pode ser apenas um canto com alguns livros e pufes ou sofá, para que tenham conforto e aconchego enquanto leem alguma coisa ou aproveitem para se distrair no smartphone.

6. Lugar ventilado e com janelas

Há pessoas que não se importam com um ambiente apenas com paredes e sem janelas. Mas o fato de ter janelas e de as pessoas poderem olhar para fora e verem o dia passando, é bom para a saúde para o relógio biológico. Além disso, ventilação é muito importante para manter um bom ar. E, falando em ventilação, lugares que são muito quentes no verão devem ter, no mínimo, ventiladores, se não ar-condicionado.

ambiente de trabalhoLeia mais: Vale a pena trabalhar em um coworking?

Quando novos formatos de empresa podem prejudicar os funcionários

Falamos um pouco de algumas coisas que fazem de uma startup ter um bom ambiente de trabalho. Mas agora vamos ver o que pode acontecer com os novos modelos de empresa que não possuem parede e que todos os funcionários trabalham no mesmo espaço.

Depois de alguns estudos, chegou-se à conclusão de que empresas em que não há paredes e todos trabalham num mesmo ambiente, o nível de distração é maior. Além disso, o funcionário não trabalha de forma confortável, pois sempre passam pessoas atrás e veem seu monitor. Assim, responder algum e-mail pessoal ou confidencial se torna uma tarefa difícil.

Uma solução para esse tipo de ambiente seria investir em cadeiras no estilo ovo, se fosse feito o uso de notebooks. Pois elas abafam o som externo e proporcionam mais privacidade.  Caso a empresa use desktops a solução seria uma cadeira com o encosto maior ou mesmo. E a outra modificação seria na acústica do teto e das paredes. Como já foi comentado nos tópicos anteriores, uma boa acústica favorece uma conversa em tom mais baixo pois redireciona a voz para os colegas, ao invés de dissipá-la para todos os cantos da sala.

Caso você não tenha ideia se o ambiente precisa ser melhorado, ouça seus funcionários. Faça um questionário, anônimo ou não, para que eles digam o que os incomoda em relação ao ambiente e o que poderia ser mudado. Dessa forma, é possível saber quais melhorias fazer indicadas por quem o utiliza e passa o dia inteiro no ambiente de trabalho.

Gostou das indicações? Nos conte nos comentários quais coisas do seu ambiente de trabalho atual ou antigo você gostaria que fosse diferente para que melhorasse seu dia a dia.