Eu não sei há quanto tempo você é meu leitor, então, vou fazer uma confissão. Nós já tivemos um FORUM. Isso mesmo, sabe aquele ambiente com um monte de caixinhas e seções que você instala em seu servidor e customiza a partir de um módulo PHP básico? Então, era nosso FORUM. Ele ficou no ar por uns três meses, lá...paradão. Então, há um mês mais ou menos, o Bernard DeLuna me apresentou ao Cariocas, um Slack para movimentar o ecossistema de startups no Rio de Janeiro. E, de cara, achei incrível como algo parecido com um FORUM poderia ser em um mesmo produto, um CHAT em tempo real e um repositório de boas ideias. Claro, criei um na hora. Para entrar, você só precisar clicar no link abaixo:

Quero entrar para o Slack do Carreirasolo.org

  Explicando: o Slack é um aplicativo que se propõe a eliminar a troca incessante de e-mails entre times colaborativos. Imagine um Basecamp (lembra dele?) só que falando a língua do tempo real das timelines. É isso. Ele permite ainda que você crie canais por temas, mande mensagens diretas, cite coleguinhas, anexe arquivos, trechos de códigos (claro, essas coisas sempre nascem entre os DEVs, né?), integre a ferramentas de terceiros, como Dropbox, Twitter e IFTT e tem até um simpático robozinho que você configura para reagir a certos tipos de mensagens. Lá na gringa, faz um sucesso tão grande que os caras já tem um blog e podcast, além é claro, de ter gerado alguns modelos de negócio bem interessantes, que você pode conferir no slacklist.info

Bom, daí criei um Slack para o Carreirasolo.org

Captura de Tela 2015-11-12 às 11.01.16   E tenho dois objetivos com ele. O primeiro, é ajudar você a expandir o seu network de uma forma orgânica e viva. Lá dentro estamos discutindo (em apenas dois dias de existência!) tópicos como trabalho fora do país, conversão dos seus ganhos em biticoins, criação de ONGs, formatos de negócio que misturam o mundo físico e o virtual e, claro, nos conhecendo. Mas eu tenho um segundo motivo por ter criado o Slack do Carreirasolo.org: quero conhecer histórias inspiradoras de meus leitores e, através delas, montar a sétima temporada do FalaFreela. Quero ouvir, em um primeiro momento, aquilo que chamo de #pontodevirada: aquele momento em que você enxergou uma oportunidade, ou resolveu deixar tudo para trás de dar um salto de fé, enfim, aquele momento em que você decidiu mudar de vida, sabe? Ao ouvir essas histórias, por lá ou com a ajuda deste pequeno formulário, quero entrevistar você leitor e ouvinte para ajudar a montar uma coleção de bons momentos. Acredite, isso vai nos ajudar a todos.

Achei meio estranho esse Slack, hein?

Sim, dois amigos heavy users também acharam. É um novo paradigma. É veloz, é instantâneo, é sem hierarquia nenhuma, enfim, bem-vindo ao século XXI, meus caros! Mas, para ajudar você na transição, olha só algumas dicas:
  • Para entrar, você preenche esse pequeno form e depois recebe um convite meu
  • Daí, é só fazer o cadastro e entrar
  • No canto superior esquerdo você encontra os canais, esses com #
  • Tive o cuidado de explicar cad um deles, basta olhar no painel direito no qual colei alguns posts úteis também.
  • Se o painel direito não estiver aparecendo é só clicar no (i) que ele exibe infos completas
  • Se for falar algo privativo, me chame por DM. Tudo o que se publica na timeline pública, bem, é lido por todos, né?
  • Você pode citar um amigo ou um canal. Para amigos, use o @ para canais #. Uma lista de nomes vai aparecer
  • Para mandar uma mensagem para TODOS é só usar o @everyone para todos em UM CANAL em específico @nomedocanal
E, claro, a plataforma tem um HELP completo. Dá uma navegada por lá!   [caption id="attachment_19183" align="aligncenter" width="242"]Captura de Tela 2015-11-12 às 11.04.32 Clique nos canais para falar de assuntos específicos[/caption]

Tá, adorei. Como faço para participar?

O Slack é uma plataforma para convidados. Mas, excelente notícia, os convites são ilimitados e eu estou doido para convidar você. O processo é simples: você clica lá em cima no Slack que está no MENU, ou acessa este link diretamente. Ele é um formulário de inscrição e envia para mim seu nome e e-mail. Não é um processo automático, mas faço o possível para subir novos participantes de hora em hora. Então, rapidinho você vai estar dentro, blz?

Beleza, posso ajudar em alguma coisa?

Sim, além de entrar no papo com a gente, você pode ajudar a divulgar a nossa iniciativa. Vale linkar esse post, conversar com os amigos e divulgar geral o link de cadastro! Se precisar de ajuda, estarei por aqui! É isso pessoal, o papo tá rolando por lá! Chega mais!