Invariavelmente tem leitor perguntando como comecei da vida de Freela. Outros, como um grande amigo que acabei de encontrar dizem em alto: "Freelancer de m...que você é...trabalhando aqui 8 horas por dia..." Embora desconexos os dois períodos acima registram um a resposta do outro, ou até mesmo, são a fotografia de dois momentos que se sucedem em evolução. O primeiro a dúvida de quem se solta no espaço e quer saber como alguns conseguem sobreviver com um escritório em casa. O segundo a evidência de que cada um tem seu método e o meu, por motivos pessoais, inclui ter algo fixo. Como o Inagaki salientou:
...Tenho tentado conciliar a estabilidade de um emprego (com as benesses do establishment como vale-refeição, assistência médica...) com os free-lancers que faço aqui e ali Web afora.
DSC_1052
Creative Commons License photo credit: koishikawagirl Meu momento freela começou na montanha-russa da época de ouro internético. Saí de uma agência de propaganda multinacional, cheio de boa vontade querendo revolucionar o mundo interconectado e atraído por uma proposta que dobrou meu salário e minhas responsabilidades. Caí numa produtora que fez história no mercado, que me levou a conhecer profissionais com os quais trabalho até hoje (pelos projetos a fora). Um belo dia os e-mails e Im´s começaram a pipocar: estavam mandando gente embora! Mas como? Não íamos ser os novos senhores da informação? Tudo não seria .com? Eram 10, 15, 20 pessoas mandadas embora por dia. Um tapinha no ombro e você era chamado para conversar numa salinha, e saía de lá com um duro choque de realidade: desempregado. Foi assim comigo, e garanto com muitos de vocês. Dois anos depois tinha três filhos e estava na rua. E comecei a correr atrás de meus clientes. Foram pintando os projetos, depois outros, e eu no meio disso tudo tentando entender como se deve lidar com clientes de vários tamanhos, equilibrando na realidade de não se ter um salário fixo e um longo etc. Mais dois anos se passaram e estou aqui: com algo fixo sim, na área, e batalhando por fora para garantir não só uma renda extra, mas também escapes criativos e mudança de ares profissionais, sempre necessárias. Resumindo: cada um começa como pode. E cada um continua como pode. Não tem fórmula. Nem antídoto: uma vez freela, sempre freela.