Iniciativa pode garantir incentivos fiscais, maior engajamento de apoiadores e portas abertas junto a investidores anjo.

O uso de energia limpa (que não polui), infelizmente, ainda é encarado como um modismo, mas, a sua necessidade vai além de ser cool. Usar energia limpa, nos dias atuais, significa economia e visão de mercado. Ok, você tem uma baita ideia na cabeça e nenhum dinheiro no banco. Nenhuma novidade até aqui, mas, se você resolveu aderir ao crowdfunding, por exemplo, para levantar o capital e realizar a sua ideia, saiba que a responsabilidade ambiental é um dos critérios de muitos apoiadores de startups na hora de colaborar e o uso de energia limpa e renovável é parte dessa nova forma de ver o mundo: Um jeito de viver que devolve à natureza o que ela nos dá de maneira limpa e não poluente.

Instituições financeiras também apóiam

Se você é mais ortodoxo e não se vê fazendo a “vaquinha virtual”, certamente, já pensou em pedir empréstimo a alguma instituição financeira. Preparou aquele projeto para impressionar o gerente do banco no qual você é correntista há anos, e conseguir um financiamento de longo prazo e juros menores, porém, veio a pergunta: “Onde está a responsabilidade social ou ambiental do seu projeto?”. E você, que sequer sabia dessa exigência, pediu mais alguns dias ao gerente para modificá-lo de modo a fazer uso de energias renováveis e que não degradem o meio ambiente.

Incentivos fiscais

Ainda está a cargo dos estados, a decisão de isentar o icms para aqueles que usarem fontes de energia limpa ou renovável como complementares à gerada pelas companhias elétricas. Energia eólica (sobretudo nas fazendas) é outra forma de gerar energia limpa e renovável e que recebe incentivos. É fato que a energia gerada nas hidrelétricas é limpa, porém, não renovável e sabemos que a água é um bem cada vez mais escasso no nosso planeta.

Estímulos alternativos

Existem ainda, companhias elétricas que aderiram ao Pague Verde que é um programa que monitora o seu consumo de energia e quanto mais você economiza, ganha bônus que podem ser revertidos, por exemplo, em descontos na aquisição de placas de energia solar. Esse programa permite a você acompanhar o seu consumo dia a dia pelo computador e também pelo celular. Vale dar uma conferida no link para saber mais detalhes e cobrar da companhia elétrica que te fornece energia a adesão ao programa.

Pelas gerações futuras

Não vale pensar somente no hoje e em si mesmo não é? Nossos filhos, netos e seus descendentes herdarão o mundo que deixaremos para eles. Nosso legado será um mundo com ar puro, água em abundância, natureza exuberante e fartura de alimentos ou um lugar onde cada um terá que usar uma bolha de vidro em forma de capacete, porque, somente dentro dela será possível respirar? Respire fundo e pense nisso. Beijo me clica!® .