Olá, leitores! Eu, como quase todo cineasta pé-rapado, tive que aprender a me virar com o que tinha e comecei comprando o mínimo possível para trabalhar. Mas, para minha surpresa, acabei descobrindo com o decorrer do tempo que não importa o quanto você tente cortar despesas, é sempre necessário ter em mente que você vai ter que colocar a mão no bolso. Se quiser que suas produções já comecem com um bom nível, não tem jeito. Seja para web, para TV ou para festivais de cinema. [related-posts] É imensamente necessário que você tenha um bom equipamento e ainda mais importante, que você tenha todos os equipamentos. De nada adianta comprar uma boa filmadora, se o seu áudio for ruim e de nada adianta comprar um bom kit de áudio, se sua Ilha de Edição deixar você na mão. Pensando nisso, decidi escrever este artigo e matar de vez esse problema que muita gente tem. Não quero soar como “Mestre conhecedor”, mas com o decorrer do tempo descobri o “Perfect Starter Kit” para começar a produzir conteúdo audiovisual. Sejam documentários, ficções, vídeo-reportagens ou vídeos de eventos sociais, dá para seguir um caminho bacana a partir destes primeiros equipamentos. Antes de começar, uma ressalva: separei este artigo em partes para poder focar cada um deles em um fator específico. Vamos nessa? [caption id="attachment_11415" align="aligncenter" width="640"] Minha primeira Ilha de Edição (Ainda não havia comprado tudo que precisava)[/caption]

Ilha de Edição – The Perfect Build

Nesse quesito, não adianta chorar, você vai precisar de um Mac! Como editor, eu já trabalhei com PC’s rodando Windows e... sofri decepções atrás de decepções. Embora o Windows não seja um mal sistema operacional, ele tem uma série de falhas que o torna muito difícil para trabalhar com conteúdo pesado como vídeo. Eu sei que um computador da Apple é caro, mas a realidade é, ele se paga conforme você trabalha com ele. Essa fotografia é da minha primeira Ilha de Edição, comprada em Janeiro de 2010 e até hoje ela é minha companheira fiel. Ao mesmo tempo que sugiro um Mac, também não peço que você compre um Mac Pro, que custa em torno de 10 mil reais. A máquina que fortemente recomendo é um iMac Core i5 de 2.5ghz, 4 GB de Ram e 500Gb de HD. Esse computador pode ser comprado por R$ 3.500,00 sem dificuldade por vendedores na Internet e vai servir durante um bom tempo como workstation para suas edições Full HD. Uma das grandes vantagens do iMac é sua versatilidade para o trabalho com vídeo. Ele ocupa pouco espaço (Não tem gabinete, pois é um All In One), tem entrada Firewire 800 para conectar seus HD’s externos (Nunca encha seu HD interno do sistema operacional com os vídeos da edição, isso deixa o computador extremamente lento e reduz a vida útil do HD Interno desnecessariamente) e tem saída embutida para um monitor adicional, que pode (e deve) ser usado para anexar uma TV analógica de tubo. Por mais que você ache isso bobeira é muito necessário após o corte de um vídeo, enxergar como ele vai se comportar na pior TV possível, para que você tenha certeza que os textos, legendas e/ou vinhetas não fiquem muito ilegíveis e que você não vai ter surpresas inesperadas com o Crop / Safe-Margins arrancando as laterais do seu vídeo que ocorre em algumas TV’s Adicionalmente ao iMac em si, a “Perfect build” da sua Ilha de Edição deve contar com os seguintes acessórios:
  • Adaptador Apple Mini Displayport Para AV RCA / S-video (R$ 100,00)*
  • TV SD 14? (R$ 300,00)**
  • Hard Disk Externo 1TB Firewire 800 (R$ 450,00)
  • Headphone Philips SHP2000 (R$ 45,00)
  • Gravador Externo Combo USB CD/DVD-RW/Blu-Ray (R$ 500,00)
Para não deixar sem explicação (por mais que esteja implícito): O HD externo de 1TB Firewire 800 serve para adicionar seus projetos no software de Edição, os arquivos Brutos (sem edição prévia) das filmagens e os cortes finais do vídeo pronto. O gravador combo serve para que você grave seus filmes após a autoração (processo de criação dos menus) em VCD (vídeo CD’s), DVD’s ou em Blu-Ray (a mídia mais indicada para gravação de filmes em FullHD e 3D. O fone de ouvido serve garantir a imersão do editor. Como nem todos os iniciantes na área podem dispor de um escritório fechado, sem interferências ou ruídos que tirem sua atenção, um bom headphone serve para “fechar seu universo” apenas para a edição que você estará fazendo. Espero que isso ajude a compra da Ilha de Edição para trabalhar com seus vídeos e espero PRINCIPALMENTE que você fique contente em constatar que todo o Build da Ilha de Edição saiu por menos de 5 Mil reais. Eu considero este um valor bem razoável para uma Ilha de Edição capaz de trabalhar facilmente com filmes Full HD e com relativa facilidade com vídeos até 4k. É isso pessoal, em nosso próximo artigo falarei das câmeras! ================= *Caso você tenha CERTEZA ABSOLUTA que seu material só será reproduzido em plataformas FullHD, use um Adaptador Apple Mini DVI para HDMI. **Caso você tenha CERTEZA ABSOLUTA que seu material só será reproduzido em plataformas FullHD, use uma TV LCD ou LED de 14 polegadas (existem várias delas no mercado e o valor não é tão exorbitante em comparação com as Standards de Tubo de Imagem.