Apesar de ter planejado um post sobre iluminação, decidi adiantar um post muito importante, que trata a estabilização da filmagem.Vamos nessa? Estabilização de imagem é um assunto muito delicado. Alguns defendem com afinco as lentes ou câmeras que possuem esse recurso, outros dizem que a qualidade da filmagem cai quando a estabilização está ativada. De uma forma ou de outra, existem uma série de acessórios para facilitar o processo de estabilização de filmagens. Cada um tem seu uso próprio e todos eles tem um ponto em comum: precisam ter relativa qualidade. Neste artigo mantive o foco travado nos acessórios que já usei no passado. Não vou focar no equipamento com a melhor qualidade possível, mas como sempre, os acessórios que melhor se aplicaram no meu processo de início e que com certeza irão quebrar um belo galho para vocês. Como o último artigo, irei listar os itens necessários (com sugestões de onde fazer a compra) e após isso irei me aprofundar em cada um deles. O kit completo saiu por aproximadamente R$ 1500,00, mas você pode vir a encontrá-los em outros lugares por valores mais em conta ainda (depende de um misto de bastante procura + sorte). Vamos nessa?

Orçamento

Dolly para tripés WD 

Este equipamento não é a peça mais fundamental do conjunto, mas é bem interessante para diferenciar sua produção. Este Dolly é composto por um triângulo onde o tripé é conectado para poder criar um efeito de movimento na câmera. Quanto tudo está montado é possível "arrastar" a câmera com o mínimo de resistência e atrito pelo chão liso (consequentemente, de forma bem suave) para obter uma câmera que se aproxima do objeto filmado, ou que se move lateralmente oferecendo uma ambientalização de quem vê o material. O efeito pode ser visto clicando aqui. Para fazer uso deste recurso, você vai precisar de um pouco de prática e provavelmente mais de um take da mesma cena. Apesar das rodinhas lhe ajudarem a mover a câmera, ainda é necessário ter um pulso bem firme e constância no movimento do kit. De uma forma ou de outra, é uma ótima aquisição para um kit inicial e por isso eu o recomendo fortemente.

Monopé de vídeo Manfrotto 559B

O monopé é um recurso ótimo para quando você vai fazer vídeo reportagens ou quando quiser estabilização na câmera sem ter o tempo para montar e posicionar o Tripé (e sem ter que carregá-lo, já que o tripé pesa mais). Em certos momentos do seu trabalho, você vai se pegar saindo apenas com sua câmera, um spot de luz (iremos abordar isso mais tarde), baterias, gravador de som e microfone boom, tudo preso no monopé. Quando chegar no momento da gravação você vai armar o monopé e em no máximo 45 segundos vai ter tudo pronto para começar a filmar. O monopé também oferece alguns recursos bem úteis para a hora que você for cortar/editar o vídeo. O Vimeo Video School postou faz tempo um vídeo muito interessante sobre efeitos que podem ser criados com o monopé que vale a pena ser visto (apesar de ser em inglês). Para conferir a aula basta clicar aqui.

DSLR Shoulder RIG

O Shoulder Rig é um aparelho que torna as câmeras compactas e DSLR em câmeras um pouco mais anatômicas, se encaixando com naturalidade no seu ombro durante sua movimentação. Este em específico que eu recomendei (Modelo Spider) é totalmente personalizável e pode ser ajustado para takes baixos (perto do chão), altos, em movimento (em um skate por exemplo) e muitos outros. ele é muito versátil e o custo dele totalmente paga sua usabilidade. O Shoulder Rig também é muito bom pois permite que vários outros acessórios sejam presos nele, como spot de luz, uma tela de visualização maior do que a tela da câmera, microfones, gravadores de som e até mesmo um iphone ou ipad como teleprompter improvisado (essa é uma longa história e da pano para manga, mas eu já o fiz e salvou minha vida). Este Shoulder Rig é totalmente compacto quando fechado e você pode carregá-lo até mesmo em uma bolsa feminina. Minha recomendação é que ele seja usado em eventos onde você vai estar sempre acompanhando pessoas, pois ele estabiliza muito bem caminhar do cinegrafista.

Tripé Benro com cabeça fluído para vídeo

O tripé é uma peça FUNDAMENTAL para produção de vídeos e não adianta usar um tripé de baixa qualidade. Um tripé de qualidade deve ter estabilidade, suportar bem o peso e ter uma cabeça hidráulica. Como é um produto que pode ser usado com várias câmeras é necessário que você seja precavido e possua um tripé que vai suportar suas futuras câmeras (mais pesadas provavelmente). Uma câmera de broadcast pode pesar 9 kg (algumas chegam a pesar bem mais!). Por isso, pense no futuro! O item mais caro do kit não pode ter baixa qualidade! Estabilidade também é um quesito importante, pois sem boas travas nas regulagens um tripé pode desandar com o peso do equipamento e lhe dar um belo prejuízo, além da vergonha de ter seu equipamento no chão no meio de uma gravação, claro! Este tripé que selecionei tem todos estes quesitos e ainda é bem mais em conta que os profissionais de altíssima qualidade como os da marca Manfrotto por exemplo, que chegam a pesar mais que algumas das filmadoras que analisei aqui.

DIY - Uma Mão na Roda!

Quando se trata de estabilização de filmagem, a internet está cheia de tutoriais de equipamentos que podem ser feitos com baixo custo mesmo no Brasil. Estes guias são chamados de DIY (Do It Yourself / Faça você mesmo) e nos ajudam muito! Trilhos de filmagens, Estabilizadores Fig Rig, Cages de câmera e outros guias podem ser facilmente encontrados em sites como o Instructables! Passe por lá assim que possível. Bem gente, é isso! Espero que tenham gostado do artigo! Novamente lembro que todos estes posts foram criados a partir do meu conhecimento, por este motivo algumas pessoas podem discordar, outras podem concordar. De qualquer forma, a troca de conhecimentos é o que mais nos ajuda a evoluir como profissionais e o campo de comentários estará sempre aberto.