Prezados leitores: como vão? Concluindo essa primeira conversa sobre contratos, vamos conversar sobre estratégias de proteção quando o preço do seu serviço é baixo. Favor não confundir com serviço de preço baixo, com serviço de pouco valor. Se o seu serviço tem pouco valor, porque o está oferecendo? Quando, pela natureza do serviço, não é possível se cobrar um preço alto, o Profissional Freelancer fica numa posição muito desconfortável. Ele quer MUITO uma proteção viável para o seu negócio, porém, certamente, os custos de "reforçar" (tradução porca do termo inglês enforcement) um contrato são muito superiores aos benefícios de recuperar a dívida. Além dos custos óbvios de se "enforçar" (urgh!) um contrato, posso citar: perda de relacionamento com aquele cliente, indiferença na sua reputação (para os demais clientes, tanto faz saberem que você deixou um ou outro ficarem inadimplentes), tempo, desgaste, buzzing ruim, etc. funny money Creative Commons License photo credit: Materials Aart

O que fazer?

Essa dica é para vocês, Profissionais Freelancers, que têm a capacidade de produzir MUITO e tê, também, bastante experiência no meio. Vocês conseguem estimar quantos de seus clientes são adimplentes e quantos de seus clientes não são, certo? Vou ensinar o que todas as grandes empresas de varejo fazem. O chamado cálculo de retorno esperado. É realmente muito simples: considerando que você já tem estipulado o retorno de seus serviços que é suficientemente interessante para que continue na atividade, vou defini-lo por uma constante B qualquer. Você SABE que, dos seus clientes, um percentual x será inadimplente. Portanto, ainda que você tenha definido que o retorno interessante é B, o que você recebe, na verdade, em média, é (1-x) *B, sendo x um valor entre 0 e 1. Quero dizer que você NUNCA receberá, na média, B, mas um valor menor que esse. O que fazer? O que todo mundo faz, precifique o prejuízo. Em vez de cobrar B, cobre um valor K (mas não conte para ninguém que seu preço de reserva é B). E quem é K? K é um valor maior que B, mas que, descontado pelo índice de inadimplentes, te dará um retorno médio de B. Como se calcula K? K é igual ao valor que você gostaria de receber (mas não recebe) B, dividido pelo percentual de adimplência, ou seja, (1-x). Em termos matemáticos, K = B/(1-x).

Acabou? Não.

Como freela internetizado que sei que você  é, certamente tem clientes Brasil afora, não é mesmo? Desses muito distantes, existem aqueles que serão inadimplentes. Fazer o quê? Mas existem, também, aqueles clientes mais próximos, que também serão inadimplentes, mas cujos custos de processá-los é menor. Juizado Especial neles. Reforçará sua reputação de que "não deixa barato essas coisas". Por fim, para aqueles clientes adimplentes, próximos ou distantes, compensa reforçar o relacionamento. De vez em quando, dê uma lembrança, faça uma coisa ou outra de grátis", cumprimente-o no aniversário (mas com sinceridade). Seguindo essas dicas, acredito que conseguirão reduzir o percentual x de inadimplência, e, gradativamente, poderão baixar o valor K cobrado. Até a próxima!