Se no primeiro artigo demos uma rápida idéia de como estabelecer sua presença fora do país, agora vamos falar de um assunto ainda mais interessante: como fazer a grana entrar no caixa de forma segura e garantida? Afinal, você estabeleceu o contato, fechou o trabalho, deu seu preço e eles aceitaram! Cercar esta transferência de cuidados e ferramentas de segurança comprovada é mais profissional e garante tranqüilidade na hora de quitar as obrigações.

Algumas dicas:

  • Depósito internacional. A primeira coisa é verificar com o gerente da sua conta, em seu banco, essa possibilidade. Alguns bancos aceitam e outros não. Além de taxas, também tem a questão do câmbio, geralmente a relação do Dólar neste caso é com o Dólar Turismo ou paralelo. Então, fique atento!
  • PayPal. É muito bom, só que para receber é um procedimento demorado. Infelizmente o Brasil é um dos únicos paises onde você não pode linkar sua conta bancária com sua conta do PayPal, o que iria agilizar e padronizar muito a relação financeira com seus clientes/requester. Mesmo assim se você quiser muito (ou for a única opção imposta pelo seu requester), eles transferem o valor para sua conta do PayPal, e assim você pede para o PayPal emitir um cheque destinado a você! Este procedimento demora cerca de 10 dias úteis, e para depositar este cheque na sua conta, alguns bancos vão cobrar taxas por se tratar de um cheque internacional.
  • Por último (e mais conveniente) são os sites de "money transfer" . Existem vários que fazem este tipo de serviço. Eles funcionam que é uma beleza, tem taxinhas, é claro... mas geralmente muito baixas. É importante informar-se muito bem antes de fazer uma transação dessas, primeiramente verificar se o site tem conexão com o Brasil e se o seu banco faz parte desta conexão. Os sites mais conhecidos geralmente tem toda a infraestrutura. Note que por sua parte (que estará recebendo) você não precisa fazer nada, apenas dar o número da sua conta bancária para o cliente/requester... este por sua vez, vai criar uma conta no site de money transfer e assim iniciar as transações.

Não se esqueça do Leão

A questão fiscal não pode ser esquecida. É interessante declarar no IR estes rendimentos, lembrando sempre que o dinheiro entra rapidinho na sua conta e a conversão do dólar depende da conexão que o site de money transfer tem com o Brasil (uns no dólar paralelo, outros no turismo compra, e assim vai).

Todos felizes?

Assim então o ciclo de fornecimento de serviços completa-se e todos ficam felizes... como já falei antes, a idéia é fidelizar o cliente/requester, para assim tornar este ciclo mais frequente e de preferência com mais contatos. No próximo artigo vamos abordar um mito de mercado: é verdade que trabalhar para fora gera mais lucro do que para clientes nacionais? Até lá!