¿quién da la vez? Creative Commons License photo credit: bachmont
No terceiro artigo da seção Globalize vamos encarar uma de Mythbusters e tentar entender se é mito ou verdade a máxima que diz que os Profissionais Freelancers que trabalham para clientes fora do Brasil são melhor remunerados. Regra geral: sim, ganha-se melhor quando a moeda é mais forte. Mesmo em épocas de dólar baixo. Mas o que gera a diferença na hora de negociar é o que os gringos chamam de...

Skilled or not Skilled

O primeiro passo é estar bem informado sobre o valor de sua habilidade no país para o qual você vai prestar o serviço. Quanto mais habilidades e certificações você tiver (skilled) mais sua hora será valorizada em detrimento de um outro profissional sem suas habilidades ("not skilled"). É com lembrar que o conceito de senioridade (júnior, pleno e sênior) lá fora, e sobretudo nas atividades que envolvem qualificações técnicas, é um pouco diferente daqui. Nações mais práticas enfim, valorizam no profissional a união entre habilidades e o tempo empregado em utilizá-las e não exatamente há quanto tempo vocês está no negócio.

Pechincha, paixão (inter)nacional

Se você não conseguir levantar este valor, dê uma arriscada para cima que não faz mal para ninguém. É claro que o choro é válido (não é só brasileiro que chora não), se o valor (por hora ou fechado) for abusivo, os gringos negam na hora e te mostram que o valor não está coerente com o mercado, mas se estiver dentro do range deles, fecham numa boa sem choro: "Fair is Fair". Não se esqueça: o requester está muito mais ligado em valores do que você. Quando comecei a trabalhar com cliente de lá de fora não sabia quanto cobrar por alguns trabalhos, portanto no inicio acabei deixando de lucrar em projetos que poderia ter pedido um valor mais alto, mas lucrei muito em outros.

Pensando em termos hora/trabalho

Basicamente meu raciocínio inicial foi o seguinte: se eu fosse cobrar algum trabalho por hora, iria cobrar a hora que cobro aqui, mas em dólares. Por exemplo: Se minha hora de programação em Actionscript[bb]é R$ 30,00, então iria cobrar U$ 30,00 pela mesma hora. Pensei que assim estaria ganhando praticamente o dobro por algo que já tenho uma remuneração estabelecida localmente. É uma regra bastante artesanal e acreditem em determinados trabalhos fui verificar posteriormente que o valor da hora poderia ser ainda maior.

Escopo fechado

Em outros projetos, geralmente conceituais que envolviam criação, optei por trabalhar com valores um pouco acima dos praticados aqui e consegui fechar vários deles. Vale lembrar que escopo fechado é sempre uma caixa-preta. Você pode achar que está fechando um grande negócio, mas, mil alterações e dilatações de prazo depois, estará no vermelho!

Afinal, ganha mais ou não ganha?

Respondendo a questão, percebemos que sim, podemos obter maiores ganhos trabalhando com clientes de outros países. Mas, via de regra, temos que ficar atentos ao valor da hora e as armadilhas do escopo fechado. Ah, claro e não se esquecer de programar um sistema de pagamento seguro e rápido (tema de nosso segundo artigo) para receber seu pagamento ao final do projeto. Quer saber mais sobre a vida dos Profissionais Freelancers que trabalham para clientes em qualquer lugar do mundo. Envie sua dúvida por e-mail que eu respondo!