Outro dia li no twitter que estamos nos transformando em reféns das ações de marketing, seja ela viral, de guerrilha, espontâneo, gerado pelo consumidor ou o que mais inventarem os papas da atividade. Tudo é ação. E quando tudo é ação...ipso facto...nada é ação. Tudo vira uma grande massa morna e sem forma...chamada barro fundamental, esperando que alguém sopre vida e dite lá os mandamentos. E, claro, esqueça de contar sobre livre arbítrio.

Sol, suor e cerveja

E hoje, vindo para o trabalho, sol, Rio de Janeiro...ou melhor: lado do sol num a linha comum de ônibus quando, de repente, ouvi o som característico de fita adesiva sendo cortada com o dente...uma, duas, três, quatro vezes... e: Um acontecimento espontâneo, criado por um representante de venda de uma marca de cerveja, num dia de sol, perto da praia. Enquanto dormia, gerava ele mesmo uma ação quase que genial principalmente por sequer saber o que é uma ação. Evitei a foto mais detalhada para não delatar o camarada, haja visto que estava usando material da empresa (era um promotor uniformizado) em benefício próprio. E, claro, não o abordei para gravarmos um depoimento porque o cara estava dormindo! O ponto aqui parece ser a dúvida de um profissional em identificar se estava no meio de uma ação de guerrilha ou de uma simples necessidade pessoal que, por acaso, acometeu um promotor de vendas, mas poderia ter sido comigo (que desligou o mp3 porque o mesmo estava pegando sol e não conseguiu ler o livro que levou), com a madame ao lado, ou com o próprio motorista do coletivo. Posso quase ouvir a correria pelos corredores das neo-agências de guerrilheiros e viróticos: tendo mil idéias, querendo achar o cadastro de todos os motoristas de linhas que passam no litoral do Brasil, chamar os promotores de vendas para um workshop de como "como colar cartazes" sem serem notados...

Mas ó...

O consumidor, aquele lembra? Um pessoal que compra os produtos...já ouviu falar? Nem se boliu. Olhou, uns mexeram a cabeça em desagrado, outros acharam graça e logo esqueceram e só o maluco aqui levantou tirou a foto e veio caminhando tendo essas idéias. Como? Era tudo um ação e centenas de promotores estão andando de ônibus o dia inteiro por cidades litorâneas? Bah... ;D Fonte: Eu mesmo no meu blog sobre produção e consumo de conteúdo que, não por acaso, se chama Contém Conteúdo.