Convention CLX-UFJ
Creative Commons License photo credit: DaffyDuke

Em tese, sim. Tudo varia de acordo com o valor do projeto em questão e o relacionamento com o cliente. Regra geral, um simples recibo normalmente dá conta do recado, ou seja, garante para o cliente o controle sobre as finanças da empresa, relativas aquele projeto.

Por isso você emitindo um recibo/fatura sobre o trabalho prestado já vai servir para a contabilidade deles.

Esta dúvida veio em boa hora pois vou poder respondê-la com um caso real. Há poucos dias realizei um trabalho para uma empresa da Espanha, onde eles me pediram uma Fatura (recibo) após a finalização do trabalho.

Eu não sabia o que exatamente eles queriam e o que eu deveria colocar, mas eles mesmos me deram uma dica de como queriam este documento, então apenas preenchi e enviei. Para melhor organizar as coisas, ele foi postado lá na seção Ferramentas, com o título Recibo básico para projetos fora do país.

Atenção: o documento é um simples recibo de serviço prestado. Não saberia dizer o efeito do mesmo caso haja descontos e tributos. Acredito que este documento é apenas um controle contábil que formaliza a realização financeira da prestação de serviço.

Caso a comunidade tenha um outro modelo ou queira contribuir, estamos por aí, ok?