O que lhe vem à mente quando te perguntam o que é liderar? Provavelmente, a resposta seria de que um bom líder deve dar ordens para que os colaboradores obedeçam. Porém, liderar é saber enxergar o outro, é ser humilde e ter visão para saber onde quer chegar. Porém, um erro comum de quem nunca liderou e tem uma visão errônea do que essa função exige, leva a empresa a um ambiente pouco agradável de se trabalhar. Além de colaboradores insatisfeitos. Abaixo separamos algumas atitudes, incluindo as que já foram faladas, para que você que está no começo da sua vida de líder, ou mesmo que já está a algum tempo, analisar e refletir.

Pense positivo

Pessoas que pensam positivo costumam contagiar as outras ao seu redor e deixar o dia mais leve. Por isso, um líder precisa ser positivo, mesmo em meio de crises, para que transmita energia e deixe tudo mais agradável. Claro que vão ter alguns dias que você não vai estar no seu melhor. Nesses dias, evite conversar muito com seus colaboradores e seja o mais simpático possível.

Humildade para aprender

Ninguém sabe as respostas de todas as perguntas, e não é diferente para um líder. Em alguns momentos, quando não souber o que fazer apenas diga que não sabe o que decidir e peça ajuda. Seja humilde a esse ponto, porém não perca a liderança. Caso não queira dizer que não sabe, não é necessário, apenas peça uma opinião de outra pessoa sobre o assunto. Existem pessoas muito inteligentes que podem te ensinar algo, por isso saiba escutar ao invés de dizer “eu sei”. Ser humildeLeia mais: 6 Dicas de como melhorar o ambiente de trabalho numa startup

Enxergar as outras pessoas

Um líder trabalha com pessoas. Dessa forma, é preciso saber fazer a gestão de pessoas, além da gestão da empresa ou de projetos. Um bom líder é aquele que sabe identificar no quê alguém é bom e direcionar esse profissional para o que ele sabe fazer de melhor. Assim, ele terá uma equipe eficiente em que cada indivíduo rende mais porque sabe o que está fazendo, e mais do que isso, está fazendo com qualidade. Por isso, é preciso saber enxergar as pessoas e saber qual a melhor maneira que elas podem estar contribuindo.

Ser resiliente

Esta é uma palavra que identifica a força e a capacidade de alguém se reerguer ou se manter firme em algo que sabe que vai dar certo, pois é só questão de tempo. Uma pessoa resiliente, antes de tudo é forte e realista. Pois não adianta se esforçar todo dia para que algo dê certo, se a análise da situação não indicar boas notícias. Nem tudo é fácil e vem rápido. O crescimento pode ser demorado até atingir a meta que esperamos e, por isso, é necessário que sejamos fortes para as crises da empresa, para as nossas crises e para os colaboradores. Na vida, é mais provável que vamos perder do que ganhar. Se manter resiliente é questão de necessidade. Mas é preciso ter habilidade para não levar para o pessoal, nem sempre deixamos de conquistar algo por falta de empenho. E é claro que, se você teve um projeto que não deu certo, mesmo depois de ter tentado muito, use-o como objeto de análise para ver o que não deu certo. Veja onde precisa melhorar da próxima vez. E por que as estratégias não funcionaram. Assim, enquanto se levanta, já pode ir planejando o próximo projeto.

Tenha visão

Para completar o tópico anterior, é preciso ter visão e saber para onde está indo. Além disso, é importante comunicar isso com sua equipe para que ela também saiba onde está indo e dê ideias para que todos cresçam. Ter visãoLeia mais: Como gerenciar uma equipe remota

Cuide de você

Grandes líderes são excelentes em administrar a si mesmos. Afinal, um bom gestor de pessoas precisa, antes de tudo, saber administrar a sua vida. E aqui, é tanto no profissional como no pessoal. Por isso, saiba a hora de descansar, de trabalhar, de se alimentar, de praticar exercícios e de lazer. Ninguém é saudável trabalhando 24 horas por dia, sem descanso e sem cuidar da alimentação. A saúde física e mental está em jogo. Para você estar bem, ser humilde, saber enxergar as pessoas, ter visão, ser resiliente e pensar positivo é preciso que esteja bem consigo mesmo. Por isso, administre bem seu tempo e a si mesmo. Se ver que anda muito estressado ou ansioso, procure ajuda psicológica e procure viver de forma mais saudável. Isso vai influenciar muito na questão de lidar com seus sentimentos no dia a dia. Agora, se você já exerce a função de líder, analise como você está de comportando no dia a dia, se todas essas dicas estão sendo aplicadas. Seja sincero consigo mesmo e, caso alguma não esteja sendo colocada em prática, veja o que pode ser mudado. É importante se autoanalisar de tempos em tempos para que consigamos dar o nosso melhor. Anote os pontos que não estão sendo cumpridos e escreva quais ações podem ser feitas para melhorar. E depois de passado um tempo, volte nessa anotação e veja se houve mudanças. E caso você esteja prestes a assumir alguma liderança, anote essas dicas e coloque-as em prática. Procure ser um profissional cada vez melhor e que sabe gerenciar pessoas, não só projetos. Seja um bom líder, não apenas mais um chefe. Afinal, liderar é saber enxergar o outro e não, simplesmente, estar no topo. Possui mais alguma dica que pode contribuir para o post? Então deixe-a nos comentários.