Carreirasolo.org

Para empreender não faltam oportunidades

Segundo o SEBRAE, metade das empresas tupiniquins encerram as suas atividades em menos de dois anos de vida! Cenário mais do que difícil para o empresário brasileiro, que em vez de empreender, sobrevive. Mas a pergunta que fica é: falta oportunidade ou preparo?

Pra mim a resposta é clara, falta visão!

É muito comum vermos na mídia em geral que o brasileiro tem talento para tocar o seu negócio próprio! Todos os dias vemos uma matéria falando sobre o assunto, mas sinceramente, eu não acredito nisso! Acho que o Brasil possui uma população criativa e cheia de jogo de cintura, mas daí a ser um celereiro de empreendedores é uma diferença muito grande!

Eu digo que falta visão porque em geral o empreendedor vê oportunidade quando a maioria das pessoas enxerga dificuldade. O nosso país transborda oportunidades, é só ficar de ouvidos e olhos abertos (e essa é a “beleza da Internet”) e o mesmo SEBRAE está aí pra comprovar isso!

Recentemente eu participei da edição carioca do evento chamado BlogCamp e um dos workshops foi com o pessoal das empresas Videolog, Tecnblog e Quatix representados pelo Fábio Lima, Thiago Mobilon e Enrico Fonseca respectivamente. O bate-papo era justamente sobre esse cenário no Brasil e todos compartilhamos opções e foi bastante significativo.

As três empresas são exemplos de empreendedorismo, onde seus idealizadores motivados pelo desejo de ter o seu próprio negócio, investiram ao longo de alguns anos para se estabelecer num mercado ainda considerado instável e de risco: a Internet.

O Thiago Mobilon (Tecnoblog) levou ao evento uma apresentação que mostra bem o investimento de tempo, dinhero e acima de tudo, de capacitação, para se tornar um dos maiores portais de tecnologia no Brasil. E quem esteve lá, chegou as mesmas conclusões que eu sobre empreendendorismo.

Abaixo eu deixo o slide que o Thiago apresentou no BlogCampRJ 2011, espero que seja inspirador para todos!

Veja essa apresentação no SlideShare do Thiago Mobilon

 


Sair da versão mobile