De uns tempos pra cá, analisando bem a carteira de clientes que consegui nesses quase quatro anos, percebi que sempre foi um jogo de conquista, assim como um relacionamento afetivo ou ainda, só um affair (é sério, e você vai entender isso).

Imagine a situação (ou lembre-se de tal ocasião 😉 ) : O que você faz para conseguir conquistar aquela garota especial, ou então, aquele garotão que você anda de olho faz tempo? Capricha na produção, se perfuma, joga todo seu charme e investe num bate-papo impecável, certo? Pois bem. Numa oportunidade de venda não é nada diferente. Nada adianta chegar com um produto ou serviço indispensável sem aquela argumentação, boa apresentação e tudo mais para deixar o clima… digamos… envolvente.

O primeiro beijo – o contrato assinado

Clientes precisam ser conquistados.

Sorrisos à mesa, ambas as partes satisfeitas, um aperto d

e mão. Você acaba de conquistar o cliente. Nos próximos dias serão muitos telefonemas trocados. Notou que a relação está tomando um rumo mais sério? Assim como no namoro, todo dia é uma oportunidade para deixar o clima ainda mais envolvente. Elogie os produtos e/ou serviços que seu cliente acabou de lançar.

Indique novidades, eventos e o que mais possa ser útil a pessoa que sempre paga suas contas. Acredite, ele vai se sentir especial.

E um bom tempo depois…

O tempo passou, vocês estão mais maduros e passaram por muita coisa juntos. Momentos difíceis de grana curta, ele sumiu por um tempo e você sentiu falta dele, sem falar dos desentendimentos onde pelo menos um de vocês pensou em largar tudo pro alto.

Mas, claro, juntos, vocês conversaram e superaram. O casamento (leia-se cliente de longa data) tem seus altos e baixos, mas, acima de tudo, tem a grande vantagem de ter sempre um parceiro do seu lado. Pense no seu cliente mais antigo. Veja o quanto já conquistaram juntos.

E então, companheiros empreendedores. Concordam que negociar e paquerar são dois processos muito parecidos? Caprichem na produção e na lábia no primeiro encontro e tenham em mente que vocês terão um longo caminho juntos pela frente. Boa sorte 😉

zp8497586rq