Um de nossos posts mais lidos é aquele em que indicamos algumas músicas para você ouvir enquanto trabalha aí em seu home-office ou no escritório tradicional. Ele gerou até mesmo uma continuação, com a contribuição de meu co-editor Cristiano Santos.

Só que, uma coisa muito legal aconteceu neste cenário ao final de maio: o Spotify chegou por aqui no Brasil. E, com ele, uma de suas melhores características: playlists muito, mas muito bem pensadas.

Some a isso um serviço tão bem prestado que vale cada centavo que você paga e, está lá uma solução pronta para curtir boa música e boa curadoria sobre música em qualquer lugar que você estiver.

Sendo assim, separei algumas playlists que podem ajudar você a ser mais produtivo e atento na hora de desempenhar aí a sua função, seja ela qual for. Para montar essa seleção, pensei estilos menos invasivos, ou seja, em geral, instrumentais. Profissionais que trabalham com produção de texto (ou ppts, ou código) às vezes podem justamente perder a concentração com canções com letra e música, por isso essa opção.

Ah, antes que você curta a seleção, não se esqueça de me seguir por lá, viu? Meu perfil: mauroamaral

Sem mais delongas, toma aí:

Deep Focus: ela tem uma pegada "rocky" sem deixar de manter o clima transcendental e instrumental. Quando você colocar para tocar ela parece que nem está ali, mas estimula seus miolos a manterem-se sempre no foco.

Deustche Grammphon Editor´s Choice: na verdade ela vem de um aplicativo da maior gravadora de música clássica do mundo. Mas o interessante aqui é que ela vai além dos "standards", trazendo produção atual e contemporânea, que mescla alguns estilos bem inusitados.

Mágico Por-do-Sol: esta lista vem lá da turma de Portugal e tem alguns achados bem bacanas. Eu a uso mesmo no domingo pela manhã, subvertendo seu clima fim de tarde, por algo como "café, água com gás e os jornais e revistas da semana". Mas funciona também para tarefas mais lights em seu dia.

Evening Acoustic: quem curte o clima voz e violão vai se amarrar nessa. Aqui, a questão da letra pode impactar quem, por exemplo, produz conteúdo. Mas, é de uso garantido para dar uma relaxada.

Clássicos para o trabalho: editada pela própria Spotfy Brasil, essa playlist investe mais nos clássicos padrão, sem perder o charme. Se você quer algo certo e garantido, sem muitas surpresas, pode ser uma boa escolha também.

Jazz Café: outra editada pela equipe brazuca do serviço, com essa você garante um clima mais "cool" (ou de música de elevador), que pode ser uma boa para turbinar a sala de espera de seu escritório ou espaço de co-working.

CC-Lounge: por falar em espaços de trabalho, tem até aquela que edito para a futura recepção da Contém Conteúdo!

Faixa bônus, a Trilhas FF: um dos momentos mais gostosos de produzir o podcast para vocês é fazer a pesquisa musical. Seu segredo é um trabalho contínuo, todas as horas do dia, selecionando nesta lista aqui as músicas que pretendo utilizar um dia! Olha ela aí, é só dar o PLAY:

Bom, este é um tipo de post no qual eu esperaria alguns comentários com dicas e sugestões de outras listas. Então, agora é com vocês!