O Sala101 desta semana coloca as cartas na mesa e pergunta: você é capaz de dizer como controlar a expectativa em seus projetos criativos, seja como contratante ou contratado? Pressionados que somos pelos prazos de entrega sempre apertados e escopos que, muitas vezes, são mal avaliados; a resposta pode demorar a vir.

sala101_20_600x600Isso porque vivemos em tempos de FOMO (Fear of Missing Out), na velocidade da luz e com informações chegando por todos os lados e, por isso, somos submetidos a muita ansiedade. Em função dela criamos, como mecanismo de defesa, um mundo idealizado onde tudo vai dar mais certo (ou muito mais errado) do que realmente tem potencial de ser.

É o pagamento que você jurava que ia cair no dia 5, o escopo que seria três vezes maior do que acabou sendo contrato. O contrato que seria assinado uma antes do previsto. Tudo na sua cabeça, mas, na hora H, nada disso acontece.

Para ajudar a controlar esse monstro interior e viver mais alinhado com o controle entre o que se esperava e o que realmente aconteceu, trouxe um exemplo vivido por mim na última semana e, claro, dicas, muitas dicas. Dê o Play e divirta-se!

Comentado no episódio

É isso, crianças. Foco no equilíbrio e nos comentários!