quanto-ganha-um-freelancer   A pergunta "Quanto ganha um freelancer" viv chegando aqui por e-mail. É o que sempre digo para quem me manda e-mail: que tal publicar no Carreirasolo.org e responder a várias pessoas de uma vez? Ou então, gerar mais e mais questões? Voltando. O que me chamou atenção uma vez que esta questão chegou foi o perfil de quem enviou. O profissional ainda nem tinha terminado a faculdade, já estava empregado e, além disso, ainda fazia um trabalho voluntário num jornal de uma associação beneficente. Ele tinha dúvida, na verdade, sobre o quanto receptivo seria o mercado. Na época, respondi que teria futuro. Disse que, como fotógrafo, repórter, editor, correspondente internacional e o que mais vier, com este espírito, o mundo iria pra frente! E ele iria junto. Ter disposição é o passo inicial e fundamental para tudo isso. Se você está disposto, o mercado aparece. Ou você mesmo o cria, como temos dito lá no FalaFreela. Mas, sabemos, você vai encontrar alguns obstáculos. Como contorná-los? Variando seu portfólio de disposições. Achei legal relacionar alguns deles:
  • Disposição em ajudar outros freelancers;
  • Disposição para ralar nas madrugadas e ganhar mais dinheiro;
  • Disposição para abrir mão dos momentos com a família numa jornada dobrada;
  • Disposição para respirar fundo, mandar o mundo corporativo para o espaço e seguir em frente só como freela;
  • Disposição para prospectar mais do que conquistar, criar mais do que é aprovado, receber menos do que o combinado, e claro;
  • Disposição em estar aqui todos os dias discutindo com a comunidade como melhorar esta selva da friloprofissão;
Em resumo: seus ganhos terão o tamanho de sua disposição. Então, quando você pergunta quanto ganha um freelancer está, na verdade, medindo o quanto ele correu atrás de criar, expandir e divulgar seu próprio negócio. E essa é toda a beleza da coisa. Qualquer dúvida, mada um e-mail!