Manhã de uma terça-feira de trabalho! Você está feliz! Por que não estaria? A vida de um Profissional Freelancer bem sucedido é feita de breves e raros encontros lucrativos. Lucrativos o suficiente para compensar todo aquele tempo de ócio criativo, mas não-remunerado. É hoje, você tem uma reunião com um cliente! Portfólio? check! Powerpoint?Check! AQUELE sorriso vencedor? Oh, yeah baby!. E você está lá, pacientemente sentado, no local da reunião. 08:25: "Opa, cheguei com folga! Faltam cinco minutos!" 08:30: "Ele deve estar chegando" 08:35: "any moment now" 08:40: "putz, que sapato apertado que escolhi... será que aconteceu alguma coisa?" 08:50: "ligo? Não ligo? Não quero parecer ansioso..." 09:00, 09:10, 09:30, 10:00...nada... waiting for my ride in this lonely place
Creative Commons License photo credit: craigCloutier Pois é, campeão... às vezes a vida tem dessas coisas... claro que deve haver um sem-número de razões para ele não ter vindo! E a verdade é que nenhuma delas importa. Sabe por quê? Nem sempre o cliente tem razão. O fato de ele ser o cliente, ser o dono da carteira, quem vai pagar o leite das suas crianças, não lhe dá o direito de ser desrespeitoso contigo. Afinal, você TAMBÉM é profissional. É ele quem precisa de sua ajuda, de seu expertise, ora essa!

Pensando das razões

Passou pela sua cabeça que ele pode, simplesmente, ter agendado uma reunião à qual ele nunca pretendeu comparecer? Ou que te deixar no contra-pé, ansioso por que ele te ligue, é uma tática para medir o quão desesperado pelo dinheiro dele vocês está? É esse o tipo de cliente que você quer? É esse o tipo de cliente que você precisa? Na minha área de atuação, na advocacia preventiva, me garanto como um dos melhores. Mas é possível que meus potenciais clientes atuem à revelia de meus conselhos sem nunca enfrentarem problemas, ora essa. Quantas e quantas sociedades empresárias pululam por aí, celebrando modelões de contrato, sem a menor consciência dos riscos que estão sujeitos? Nós somos ensinados, desde crianças, a viver em um mundo platônico, idealizado, em que os problemas só acontecem com os outros. Quando o problema surgir, entretanto... Em suma: não fique chateado, considere que o tempo que você perdeu esperando esse cliente, que não veio, com o tempo que perderia prestando uma consultoria que, depois, seria considerada "cara" e contente-se com o conhecimento de causa de que, se e quando der problema, você poderá cobrar mais caro! ;)