Prezados leitores: como vão? Continuando a série de Dicas de Arake, vamos falar sobre contratos mais arrumados. Quando fazê-los? A resposta é simples, mas de execução complicada. Compensa investir mais tempo (e dinheiro) em contratos mais formais, quando esses custos forem inferiores aos benefícios de uma maior segurança. Simples e óbvio, não? bild 232
Creative Commons License photo credit: *_filippo_* Supondo que o tempo e dinheiro investido numa maior formalidade do contrato possa ser expresso por um número x qualquer. E que a probabilidade de que esse investimento resulte em uma chance de maior êxito do contrato seja uma função desse x, a saber P(x). Assim, quando os custos de elaborar um contrato formal, C(x), forem inferiores ao benefício, B, obtido com o investimento x, compensa formalizar um pouco mais. Matematicamente:

C(x)<= P(x) * B.

É bastante óbvio, mas como calcular esses fatores? Aí entra a SUA experiência como profissional freelancer. Elementos que sugiro entrem na conta: confiabilidade do cliente (é novo, bem referenciado, você saberia como encontrá-lo se desse algum problema, etc.), compreensibilidade do Job (o prospecto está claro, o trabalho é factível, etc.), o tempo que levará para executá-lo, a forma de pagamento desejada, o preço do seu serviço, sua disposição de ajuizar uma ação de execução, entre outros. Tudo isso influenciará P (x)*B. De outra sorte, elementos como: custos de elaboração de uma minuta de contrato, custos de elaboração de uma minuta específica (que só poderá ser usada para aquele job), custos de acompanhamento do advogado na negociação e fechamento do contrato, tempo disponível para discutir a minuta com o advogado E com o cliente, etc. Exemplificando: o preço do seu serviço é R$ 2.000,00. Pode ser que justifique uma cobrança judicial, pode ser que não. Se justificar, um bom contrato ajuda. Se não justificar, um bom contrato é indiferente, pois você nunca o executará em Juízo, percebe? Por outro lado, você tem uma boa relação com esse cliente? É uma relação que ele provavelmente valoriza e não tem interesse em perder? Então, um bom contrato também é indiferente! Pouco importa o contrato, ele valoriza o relacionamento. Próxima dica, sugestão para ter mais segurança com contratos de valor baixo.