Você leitor que há anos recebe por e-mail ou feed nossos posts talvez não tenha notado: mas esta semana a home e algumas páginas do Carreirasolo.org passaram por uma discreta mudança. Utilizando uma frase pra lá de repetida, foi uma evolução e não uma revolução. Mas ainda assim, digna de nota.

Antes de falar de design, gostaria de falar de objetivos.

Agora, além das respostas às perguntas da comunidade empreendedora, também faremos uma cobertura jornalístico-bloguística dos fatos relevantes que envolvam temas como empreendedorismo, cursos e concursos (nas áreas de design, marketing e desenvolvimento de soluções digitais) e novidades em geral. Você pode acompanhar nossas publicações em www.carreirasolo.org/novas. Assim, garantimos sempre um pão quentinho, digo, um post fresquinho ou vários ao longo do dia. Estamos com os radares super atentos a tudo o que possa interessar a vocês. Por que isso? Simples: em sete anos de trabalho contíuno (sem perder o tesão de clicar no "Publish") saímos de pequenos nichos, quase como extensões de listas de e-mails entre amigos, para organizados HUBs de publicação e consolidação de opiniões, chegando à marcas, a categorias profissionais, à canais de TV, enfim a todos os lugares. De espelho à fonte parece que tudo foi  muito rápido. Se em 2004 tínhamos os comentários e trackbacks hoje, além deles, temos o twitter que a todos cobra RTs e Arrobas em holocausto. Cabe a nós oferecê-lo, pois não?

Publique aqui

A segunda grande mudança é, em contrapartida, um retorno às origens deste site, que já foi apenas blog: sua comunidade. Nesta nova fase, o Carreirasolo.org almeja ser uma central colaborativa por excelência. Além do Twitter e do Facebook, criamos páginas para nossos leitores efetivamente cadastrarem seu próprio conteúdo. A funcionalidade estará disponível para inúmeras necessidade de nossos leitores. Eles podem cadastrar um perfil da Galerasolo, uma oportunidade de projeto ou vaga e até mesmo um artigo, notícia, ou case de sucesso. O cadastro é absolutamente simples: título, texto e até foto, como em um blog tradicional. (Quem diria, poder usar "blog" e "tradicional" um ao lado do outro!) Eu recebo daqui, avalio e, caso julgue pertinente, publico. Simples assim. Para que isso serve? Olha, tenho aqui e-mails de gente agradecendo desde 2005 que, graças a um perfil publicado no dia tal, na outra semana um cliente entrou em contato e a vida mudou etc e tal. Estou deixando este processo mais rápido ainda. Cabe a vocês embarcar nessa comigo.

Nova estrutura de páginas e os posts especiais

Claro, para suportar estas mudanças, tivemos que repensar a estrutura do site. Mantendo a mesma direção de arte criada pelo Humberto Oliveira, procuramos resolver algumas questões já identificada há alguns meses, vou aqui listar para ficar mais fácil vocês entenderem, ok?
  • Tratar de forma diferente (e isso quer dizer muito bem) os milhares de leitores acidentais que caem todo dia em determinadas páginas vindos do Google. Se você é um deles, seja muito bem-vindo. Aproveite e dê uma volta pelos vários posts que temos por aqui. Eles vão ajudar você a mudar sua vida, você vai ver. Voltando: criamos "smart posts" que ganham um novo layout, semelhante ao da home, para receber com informação relevante e direcionamento mais trabalhado os leitores de primeira viagem. Assim, recebemos quem procurou por "um novo nome para sua empresa", "a diferença entre frete CIF ou FOB", "como montar seu portfólio" ou "como criar um projeto de comunicação interna" com o nosso melhor: conteúdo.
  • Concentrar os comentários do FalaFreela no site do podcast. Há anos temos publicado nos dois lugares. A partir de agora, mesmo que o post apareça aqui, levará o usuário para o FORUM de discussão no site do podcast que é a "meia hora mais valiosa do seu dia".
  • Dar crédito aos autores: desde a home o autor vem identificado com fotinha e twitter para disseminar seus contatos como participante. Atém mesmo os posts de leitores!
  • Dar mais destaque aos boxes de comunidades no Twitter e Facebook. Já deu certo logo de saída, viu? Escrevi este post no dia posterior à entrada do site em sua nova versão e já atingimos 1.000 usuários. Sei que não é muito, tem muita gente por aí com 20 mil e subindo. Mas para o nosso projeto, que não fala de humor, não mostra vídeo de funk e coisas do gênero, é bacana.

Concluindo

Bom, por esta semana foi isso. Ainda estamos trabalhando muito para migrar a plataforma de comentários para o Disqus e resolver um ou outro buguizinho que apareça. Ah sim, antes que encerre, anotem aí o nome do mestre em wordpress que trabalhou nas mudanças: Felipe Pavão é o nome da fera! Bom, agora é com vocês: comentem e divulguem!