Recentemente, um colega de um colega me pediu uma "ajuda" com um assunto. Um assunto simples, trivial, que CERTAMENTE eu saberia responder de pronto. E, surpresa das surpresas, não era tão simples assim. Demandaria, pelo menos... PELO MENOS a leitura de alguns documentos e um pouquinho mais de investigação, mas que se ele pudesse marcar uma reunião mais tarde... "Oh! É mesmo? Ah, então deixa né? Outra hora, então!" E eu quase que podia ouvir: "peço uma ajuda simples e esse ganancioso sem-vergonha já quer lucrar às minhas custas"

Sounds familiar?

Deixa eu contar uma novidade para vocês (particularmente aos advogados, médicos, arquitetos, publicitários, designers, dentistas, veterinários, etc.)... vocês estudaram pra C@#$%#@ pra se formar, adquirir conhecimento e expertise e, se são profissionais liberais, VIVEM disso!
Piggy savings bank
Creative Commons License photo credit: alancleaver_2000
Outra coisa, se a pergunta foi feita para você, é porque a resposta não é óbvia! Significa que o Google e a Wikipedia não foram suficientes! E se ela não é óbvia, significa que VOCÊ também não achará a resposta no Google e na Wikipedia (eu sei que vocês também fazem isso ;) )! Então, camarada, você tem duas opções: 1 - Responder com a primeira coisa que te vier à cabeça! Afinal, você é um profissional, conhece do assunto e, mesmo que não tenha TANTA certeza sobre o conselho que está dando, ora essa, ele jamais saberá, certo? ERRADO! O que acontecerá é que ele tentará implementar sua solução, provavelmente dará errado, e seu filme estará queimado para sempre! 2 - Explicar que a solução não é tão simples quanto parece e marcar uma reunião PROFISSIONAL para resolver o assunto. Assim você terá tempo para investigar o assunto com profundidade, descobrirá que ele NÃO TE CONTOU TODOS OS DADOS NECESSÁRIOS ali na mesa do boteco. "O que? O cliente esconde informações que ELE julga não serem importantes?" É, isso acontece. Essa atitude, não só é mais profissional, como é mais segura para você. Dessa maneira, se o colega do colega for tão... digamos... financeiramente cauteloso e não quiser gastar $$$ para resolver o seu próprio problema: a) não é tão importante assim; e b) você não perderá seu tempo. Ah, sim... e, por favor, faça um favor a todos nós, COBRE POR SEUS SERVIÇOS! Direito & Mercado - Quem disse que o Direito não pode ser legal?