wanted_11.0.0.0x0.605x403 Escrita por Mark Millar, publicada em 2003 e 2004, virou filme em 2008 com participações de Angelina Jolie, Morgan Freeman e James McAvoy. Mark Millar é autor de quadrinhos como The Authority, The Ultimates 1 e 2 (no Brasil conhecido como Os Supremos 1 e 2), Civil War (Guerra Civil) entre outros títulos. A graphic novel, WANTED se passa num mundo fictício, onde, diferentemente do filme, os super-vilões se uniram em uma ultra aliança do mal e finalmente conseguiram derrotar todos os super heróis do mundo, fazendo com que o mundo como o conhecemos seja regido por uma sociedade secreta, uma "maçonaria" do mal. WANTED choca pelo uso da violência explícita e muitas vezes sem sentido para provar o argumento da história, onde os super-vilões, fazem o que bem entendem sem maiores consequências, pois seus integrantes andam impunes de consequências para seus atos. No filme, essa "maçonaria" sofreu uma adaptação e se tornou a sociedade de assassinos a que o pai de Wesley e Jolie participam. Os símbolos dos heróis e ícones são tão fortes e marcantes, que apenas fazendo referência é fácil identificar e reconhecer a quem ou ao que fazem referência. A obra está cheia de easter-eggs, onde o autor insere caricaturas de heróis conhecidos tanto ao Universo DC como ao Universo MARVEL e a outros heróis com "menos fama". Como os vilões triunfaram na batalha contra os mocinhos, todos os rastros da existência dos super heróis foram apagados da memória da população. Nessa graphic-novel, Millar presta inúmeras “homenagens” a personagens bastante conhecidos do mundo dos quadrinhos. Se você prestar bastante atenção aos personagens, perceberá várias referências a personagens conhecidas: o souvenir que o Professor guarda, uma capa vermelha que fora do primeiro super-herói do mundo (Superman), quando o vilão Mister Rictus está prestes a matar dois homens e antes de fazê-lo, comenta que eles foram o melhor detetive do mundo e seu companheiro, ao que um dos homem alega apenas interpretar o papel de herói de um show para TV (Batman com Adam West), entre outras referências como a própria semelhança de alguns vilões com outros personagens conhecidos…

Dos quadrinhos para o cinema

Abaixo, nos Quadros Comparativos será possível observar algumas das semelhanças, por muitas vezes até gritantes com outros personagens ou semelhanças com atores reais. Comparativo - Capas.jpeg A diferença básica da graphic novel para o filme é o tom da narrativa. A mensagem foi amenizada no filme, onde a provocação com o leitor foi substituída por fantásticas e impossíveis cenas de ação. O enredo em si é bastante diferente, embora possua elementos similares. A crítica ao sedentarismo, a pessoas que preferem ficar navegando sem propósito na web, esperando tudo acontecer ao invés de "agarrarem" seu destino é feita tanto no filme quanto no gibi, mas de formas diferentes. Comparativo - Fuckwit Referência: Fuckwit = Bizarro Comparativo - Shit-Head Referência: Shit-Head = Clayman Comparativo - The Fox Comparativo - Wesley O mais impressionante é que o aspecto que deixou o impacto do filme abaixo do impacto causado pela graphic novel é a própria presença dos super-heróis e super-vilões na história com a infinidade de referências. A adaptação para os cinemas não foi conduzida da mesma forma que a brilhante adaptação de WACTCHMEN, e por isso o filme não passa de mais um "filminho de ação". Se você gostou do filme, leia a graphic novel e se surpreenda!

E no final...

Outra coisa que eu tenho que comentar é o final da série. Relaxem que não vou estragar o final para ninguém, mas quero falar que o final é um daqueles finais que te fazem pensar bastante e te provocam, e acima de tudo não é um final previsível, pelo menos para mim não foi. Millar conseguiu criar uma série inovadora com aspectos bem familiares que te provocam de uma forma que todas as ótimas séries de HQs/Comics devem fazer. Fica aí a sugestão de leitura de uma série muito boa e relativamente curta. Leia antes de ver o filme para não se decepcionar no cinema e achar que Wanted se resume em balas que fazem curva e Angelina Jolie, pois acredite em mim quando digo que há muito mais nessa série do que você pensa….