Ficar doente no meio do projeto. Acontece com todo mundo. Veja como se livrar dessa!

Gênios criativos, empreendedores de negócios, criadores de tendências. Os apelidos ao longo de sua carreira podem variar, mas uma coisa não muda: você continuará a ser...humano. E como seres biológicos, mesmo que trafegando em instâncias virtuais, vez por outra nos deparamos com o inevitável bloqueio de uma pequena indisposição seja uma gripe, um piriri ou coisas do gênero. #comofaz? Diria o twitteiro mais afoito. Fique bom rápido, é óbvio, mas até lá, dá para pensar em algumas dicas. Para facilitar nosso entendimento e comentários posteriores de vocês, separei aqui os projetos de acordo com sua duração ou expectatica de conclusão

Projetos de curto prazo – Entre 1 semana e 15 dias

São os mais difíceis de deixar esperando, contornar ou postergar. Nesses casos, se você ambiciona voltar a ter o cliente, tenha sempre em sua agenda aquele profissional em que você confia tanto quanto você mesmo e repasse o projeto. Você soma pontos junto a sua comunidade profissional e ainda pode retornar posteriormente para uma segunda fase. Mas preste atenção: indique só se você realmente confiar no profissional. Se queimar por tabela é prova de outro tipo de doença...e comportamental ainda por cima : )

Projetos de médio prazo – Entre 1 e 3 meses

Aqui a coisa já muda de figura. Se você estiver ainda na parte estratégica, tente postegar a aprovação das próximas etapas em função de sua recuperação. Se já estiver com a criação aprovada e indo para a produção, que normalmente é feita por terceiros, tente coordenar enquanto se recupera.

Projetos maiores

Quando você está num processo de mais de 6 meses, uma semana que seja fora do ar não impacta tanto o projeto. Negocie, explique e desconte esse atraso com horas dobradas quando retorar.

Transparência sempre que possível

Nos dois casos, contudo, não desconsidere abrir o jogo com seu cliente. Dependendo do nível de relação que você construiu vale a penaconseguir mais prazo do que acultar sua incapacidade. É claro que ela é passageira e, como ser humano, o outro lado continua a entender. E se não entender, a situação serve de alerta sobre o preparo de seu cliente para questões pessoais. É isso. E se espirrar, saúde!