OLYMPUS DIGITAL CAMERA Trabalhos, projetos, metas e prazos… Ufa! Quem dera se o dia tivesse mais de 24 horas para conseguir planejar e organizar tudo o que precisa, certo? A gestão e organização das atividades principalmente de quem trabalha em casa, tarefas, pessoas, produtos e serviços de uma empresa necessitam de um tempo maior para sua realização. No entanto, não é tão fácil quanto parece. Administrar o tempo e controlar as tarefas demanda uma boas horas do dia. A falta de planejamento e estratégia atrapalha a produtividade de toda uma equipe, gerando muitos conflitos. Porém, ter o controle nas suas mãos só depende de você. Com um “help” da tecnologia, seu trabalho pode render mais. Aplicativos como o Trello, Google Drive, Evernote e Cubefree facilitam suas atividades no dia a dia. Confira os melhores aplicativos para aumentar a produtividade no trabalho.

Trello

Já pensou em organizar todas as suas atividades em uma só plataforma, de forma simples, rápida e gratuita? O Trello é uma excelente ferramenta, onde você cria em formato de cards (cartões) as tarefas que precisam ser desempenhadas ao longo do dia, semana ou mês, podendo movê-los para pastas personalizadas. Isso dá a dimensão exata do que precisa ser feito, do que foi executado e do que pode ser organizado futuramente. O app conta com inúmeros recursos como calendário, hora, etiquetas, envio de anexos, links e muito mais. É bem fácil de usar. O intuito do Trello é fazer com que os funcionários trabalhem juntos, otimizando o tempo. Você não perde prazos, podendo ainda organizar tarefas e tempo, criar equipes para a execução de cada projeto e encontrar colaboração full-time. Disponível no Android, iOS e página web. [related-posts]

Google Drive

O Drive é uma ferramenta super útil para quem quer criar, editar e compartilhar documentos em nuvens de maneira fácil, rápida e segura. Tanto pelo navegador quanto pelo app, é possível realizar tarefas on e offline. Você pode compartilhar arquivos de forma personalizada, escolhendo a quantidade de pessoas que podem visualizá-los e editá-los, pois conta com uma lista de permissão -  que só pode ser modificada pelo proprietário. E em cada documento, é possível colocar sugestões e comentários para que sejam alterados como desejar, servindo como um quadro de avisos; fazer upload e criar pastas personalizadas, organizando os projetos. O usuário também pode criar planilhas, apresentações, textos, formulários, desenhos, Google My Maps e muito mais. Basta adicionar mais aplicativos a plataforma e tudo ficará mais simples. O sistema é gratuito e você pode visualizá-lo através da sua conta pessoal do Gmail ou instalando o aplicativo Android ou iOS. Ah, e já publicamos um episódio do Sala101 só sobre ele, ouça:

Tempo

O aplicativo é nada mais nada menos que um calendário muito inteligente, onde você marca reuniões de trabalhos, aniversários de amigos e família ou encontros que não podem ser adiados. Por meio de mensagem de voz, o aplicativo detecta o conteúdo e o transforma em texto, sem erros. Para isso, é preciso de uma linguagem mais coloquial, como, por exemplo, “reunião com a equipe da Contém Conteúdo na próxima quinta-feira, às 15 horas”. Parece até meio engessado, mas funciona que é uma maravilha! Gratuito para Android, iOS, Chrome e web, por ele você visualiza os dias, os encontros programados e dados de contato das pessoas envolvidas na mensagem. E nem precisa acessar o aplicativo, pois as informações ficam na tela principal.

Evernote

Talvez você já tenha visto o aplicativo no seu smartphone, mas não teve a curiosidade de abrir e nem soube o porquê que ele já veio pré-instalado.Mas nada de excluir essa ferramenta, viu? O Evernote é aquele aplicativo que lembra você das diversas tarefas do dia, podendo ser usado tanto nos celulares, quanto nos tablets e computador. Alem de criar anotações, você pode fazer fotos, listas, gravar voz, fazer apresentações  ou criar links. Sua sincronização é feita na nuvem, ou seja, você não perde nenhum arquivo. Além de utilizar o teclado, você pode escrever na tela do seu aparelho com uma caneta especial. É bem simples e fácil de usar. Disponível para baixar gratuitamente no Android, iOS e Windows Phone, você também pode adquirir planos mais completos, como premium ou business, pelos respectivos preços de 5 ou 10 euros por mês, para um usuário apenas.

Cubefree

O CubeFree é uma plataforma que permite localizar espaços públicos de coworking (modelo de trabalho onde funcionários se unem em um determinado espaço fora do escritório para trocar ideias e realizar reuniões, estimulando a criatividade e produtividade) com rede wi-fi para trabalhar à vontade. Os usuários podem adicionar informações relevantes como preço do estacionamento, números de tomadas para carregar dispositivos, nível de ruído, opiniões sobre o ambiente, se é permitido levar animais, etc. E sendo usuário, você pode saber se um de seus colegas se encontram em um determinado local. Disponível gratuitamente apenas (por enquanto) para iOS.

TipBit

Que tal administrar seu e-mail e redes sociais (Facebook, Twitter e LinkedIn) com apenas alguns toques? Com o Tip Bit, você pode muito mais! De modo automático, ele sincroniza informações relevantes sobre atividades que você realizará no próximo horário, dando aquele adianto quando você mais precisa. Se você tem um compromisso com seu chefe às 14h, você pode teclar sobre o contato e olhar e-mails que trocaram nas últimas horas ou publicações nas redes sociais. Também é possível pesquisar outras informações através desses aplicativos através da introdução de palavras-chaves na busca. Disponível para iOS.

Check

Perdido em meio a tantas contas para pagar no mês? Que tal contar com a ajuda do Check, um aplicativo inteligente e seguro que o mantém em dia com seus pagamentos e faturas ? Ele monitora automaticamente suas contas bancárias e cartões de crédito, além de possuir alertas para detectar vencimentos de pagamentos ou falta de saldo na sua conta, e permitindo que pague no momento ou programe tudo para mais tarde. Quer coisa melhor? Fique em dia com suas contas! Gratuito para iOS e Android.

1Password

Uma ferramenta indispensável para quem quer mais segurança. O aplicativo permite criar senhas longas, fortes e criptografada para cada uma de suas contas, fazendo um lembrete automático caso você esqueça do login e senha, por exemplo. Com apenas um clique, você gera uma senha única. Com isso, você ganha mais em segurança e economiza seu tempo. Gratuito para iOS, Mac, Android e Windows.

Lift

Você também necessita de um tempo para cuidar da sua saúde e bem-estar, não é verdade? Livre-se do estresse diário com o Lift! Essa ferramenta atua como um treinador pessoal, que o ajuda a praticar atividades que aumentam a sua produtividade, criatividade e relaxamento. Nele você encontra exercícios, ioga, meditação, dicas de perda de peso e muito mais. Basta apenas criar alertas que o lembrará de tirar alguns minutinhos para si mesmo. Também é possível contratar um ‘coach’, mas essa opção é paga, viu? Um recurso muito bacana é a opção “crescimento pessoal”, onde você pode escrever um pequeno diário, levantar mais cedo, se exercitar, meditar durante o dia ou dar um passeio com o seu bichinho de estimação. Ah, ele é  uma versão gratuita tanto para iPhone quanto para Android. Sinta-se bem!

Post it Plus

Este aplicativo criativo e inteligente permite que você transforme fotos em post-it, faça anotações, organizando tudo em atraentes mosaicos, podendo compartilhar com seus colegas de trabalho. Com isso, eles participam de um “braimstorming” e contribuem também com suas anotações. A plataforma é intuitiva, simples e fácil de usar. Disponível gratuitamente para iOS.

Bônus: Google Keep

Mais uma ferramenta Google que veio descomplicar a sua vida. Parece até um slogan, mas é realmente assim que funciona. Por meio de cartõezinhos (que podem ser coloridos), você faz anotações, cola imagens e ilustrações, faz marcadores lembretes recorrentes, podendo compartilhá-los online com seus funcionários e colegas de trabalho por outros aplicativos ou até mesmo enviar por e-mail. Simples assim! Que tal começar agora a escrever uma história de sucesso na sua empresa contando com essas ferramentas? Organização é tudo - e rende até um tempinho para um choppinho no final do dia.