Você já percebeu que as crianças dessa geração aprendem muito mais rápido sobre tudo?  Isso não se deve só ao estímulo no meio ambiente e contato com as novas tecnologias desde muito cedo, mas também ao cérebro que, quando jovem, é capaz de aprender e memorizar tudo com mais agilidade, graças a sua plasticidade e flexibilidade. Décadas atrás, cientistas afirmavam que o cérebro perdia essa capacidade ao longo do tempo, a partir dos 25 anos. Então, a solidificação se daria por volta dos 30 anos. Porém, pesquisas realizadas recentemente apresentam a tese com algumas particularidades. Ainda que seja um processo natural, é possível modificar as atividades cerebrais e minimizar o processo de envelhecimento com algumas dicas e manter seu cérebro ativo.

Novos objetivos

Começamos a desenvolver as vias neurais ainda no útero. Por serem usadas muitas vezes ao longo da vida, essas vias acabam sendo lesionadas. Isso porque, segundo cientistas, nosso cérebro é naturalmente preguiçoso e sempre escolhe o caminho mais eficiente de energia. Mas com algumas atividades estimulantes, conseguimos criar outras vias. O processo revigora, transforma suas ideias e ações, aumenta a criatividade, a coordenação e muito mais! Primeiro,é preciso estimular partes do cérebro que pouco são usadas. Essa tarefa é um tanto desafiadora e exaustiva, porém necessária para que na nossa “caixinha” cresça neurônios fortes, que se liguem aos demais, formando assim novos caminhos e vias. Para isso existem várias opções: aprenda uma nova língua, dança ou instrumento musical, comece a fazer artesanato,  resolva problemas matemáticos, jogue xadrez. Faça algo que nunca fez e se esforce para chegar ao seu máximo. Quanto mais complexo, melhor.

Mais repetições

Após escolher uma tarefa, treine todos os dias. É preciso motivação, dedicação, foco e autocontrole para atingir seus objetivos. E o mais importante: não desista! As repetições são excelentes para as novas vias neurais, já que quando elas começam a crescer são frágeis e necessitam de práticas constantes para se estabelecerem. Ou seja, torne sua atividade um padrão, crie novos hábitos. O cérebro agradece!

Cérebro sarado

Mais do que atividades funcionais e complexas, seu cérebro precisa de um bom lugar para começar a acomodar as mudanças. Sem isso, os treinos não vão funcionar. Isso porque, como já explicado, ao invés de se aventurar por outros caminhos, o órgão tenderá a ir pelo que está mais familiarizado. Para que isso não ocorra, é preciso que sua saúde física esteja em dia, pois para funcionar corretamente, ele suga uma grande quantidade de nutrientes do seu corpo. Com isso, ele enviará mais recursos através do sangue para as áreas onde você está concentrando a sua atenção. Realizando esses exercícios, você pode aumentar não só o poder de concentração, mas também o raciocínio, a coordenação e a criatividade, retardando duas vezes mais as chances de alguma doença neurodegenerativa -  que pode surgir com o envelhecimento - como o Mal de Alzheimer. Por isso, mova não só o seu corpo, mas também o seu cérebro! E aí, pronto para manter o órgão mais sex...digo, importante do seu corpo sempre em funcionamento?