Trouxe neste post uma abordagem diferenciada, livremente inspirada num post semelhante que vi no Freelance Switch. A proposta é a seguinte: acompanhar um dia na vida de um Profissional Freelancer, da hora em que acorda até o último clique do dia. O resultado, que ficou muito legal, é fruto da parceria com o desenvolvedor Vinícius Costa. Ele foi um dos que respondeu meu chamado no Twitter na semana passada, quase que imediatamente. Vinícius trabalha em um órgão do governo durante parte do dia, toca projetos interessantes (veja links ao final do artigo) e ainda cuida de Bonsai...Mas, estou me adiantando. Diz aí Vinícius:
...aceitei o convite e resolvi fotografar/descrever minha rotina como WebDeveloper. Calma, calma, nada de códigos espalhados por aqui, minha rotina não é nada parecida com a de 90% dos desenvolvedores que existem. Pra começar, eu tenho um emprego fixo, onde trabalho apenas 4 horas/dia. Não fotografei o ambiente de trabalho, pois é uma instalação do Governo, e eu não sabia se poderia fotografar.

7:40h da manhã. Acordando...

Enfim, esta é minha cara de sono às 07:40 da manhã, quando já estou no trabalho (entro ás 08:00, mas sou um funcionário exemplar).

Mobilidade em ambiente corporativo

O pendrive é o melhor amigo de um desenvolvedor, ainda mais em um órgão do governo, onde tudo depende de licitações e liberações, ou seja, rodo tudo no modo "portable", sem precisar instalar nada na máquina, e nem esperar o pessoal da TI vir instalar.

Flagrantes criativos no caminho pra casa

No caminho de volta pra casa, por ser na hora do almoço, não consigo pensar em outra coisa no ônibus, e até fotografo entregadores de pizza, pensando que este poderia ser meu almoço.

Momento Sr. Miyagi

Infelizmente a realidade não é essa, como qualquer grude que estiver na panela e parto para a minha segunda missão do dia: Cuidar dos meus bonsai (pois é, a palavra não tem plural, pois é um ideograma japonês). Aqui estou cuidando de uma Piracanta (Pyracantha angustifolia), uma árvore natural da China, que produz frutos pequenos, de cor laranja e com um sabor parecido com o da maçã.

Caindo dentro dos projetos!

Depois disso, um banho relaxante, para poder começar a 3ª etapa do dia. Desenvolver websites. Atualmente estou desenvolvendo 2 sites desde o início (layout, programação e implementação) e montando um sistema de Newsletter para outro site, além disso ainda tenho que atualizar meus dois blogs, marcar presença em dois fóruns que faço parte (sobre bonsai), aparecer rapidamente em uma comunidade do Orkut em que sou moderador, dar um alô pro pessoal do Twitter e avisar minha namorada que estou vivo. Dia bem cheio, não? Pois é, por isso tenho que começar a trabalhar assim que chego em casa. Pois é, deveria ser assim, mas sabe como é... Trabalhar em casa, a gente acaba se distraindo por alguns minutos...

Os minutos se alongam...

Na madruga...

O tempo passa e eu realmente só consigo começar a trabalhar à noite mesmo, quando todo mundo já dormiu. O silêncio é inspirador, e com os telefones desligados, uma música na TV, posso começar a programar.

E por aí?

Vinícius Costa, desenvolvedor carioca, mostrou como é a vida de um Profissional Freelancer. Ele pode ser encontrado em links muito interessantes, dentre os quais, destaco: O que vocês acharam? Alguém mais se habilita a este blog-reality? Quem quiser, manda e-mail