Conquistar mais clientes ou ganhar o primeiro cliente...questões como essas estão entre as primeiras para qualquer Profissional Freelancer. A segunda é: parece que só consigo se for por indicação de alguém. Como faço para quebrar este ciclo? A resposta que gostaria de trazer aqui, como sempre não é mágica, mas um convite à reflexão, mesmo que rápida: Não quebre este ciclo. Invista na geração de indicações.

Qual o problema da indicação?

A grande maioria dos e-mails que recebo parece tratar o fato de ser indicado como uma mácula no currículo do profissional. Como assim? Uma pessoa confia e endossa suas habilidades profissionais e você acha pouco? Minha dica seria investir na geração de indicações. E parar de reclamar, é claro.

Você diz isso porque é indicado todo dia.

Não mesmo. Trabalho todo dia para isso, não há segredo. Respondo a todos os e-mails que chegam, fico atento às movimentações do mercado para visualizar possíveis oportunidades, e claro, quando elas chegam, trato de cumprir minha tarefa como se fosse o projeto mais importante da minha vida. Melhor: o meu projeto atual é, no momento, o mais importante da minha vida. Sempre. Gerar estas indicações, portanto, é um trabalho diário que deve incluir:
  • Caráter e integridade em suas ações
  • Disposição
  • Fé em si mesmo
  • Olhos atentos a possíveis geradores de indicações: comunidades pessoais, ex-empregadores, profissionais com habilidades complementares
  • Um bom canal de comunicação com seu público. O meu por exemplo é este blog.

Mas, mas, mas...

Sem mas...é isso mesmo. É claro que você pode argumentar que também precisa ter um cartão de visitas, um site com seu portfólio, enviar malas-diretas para empresas, ligar para todos os possíveis clientes em seu raio de ação (planeta terra?). Mas, acredite, tudo isso é só para sustentação. O principal tem a ver com os pontos acima. E vocês, concordam?