guida.jpgNavegando aí pela Web descobri o trabalho desta Webdesigner portuguesa e a convidei para intergrar a Galerasolo. Margarida entrou para vida de freela em 2001 e hoje, ainda estudande, já acumula interessantes projetos em seu portfólio. Como a maioria aqui ainda não tem firma legalizada e, para prospectar seus clientes, conta com a ajuda de amigos programadores e associações (seriam cooperativas?) das quais faz parte. Vale lembrar que é a primeira profissional D´Além mar que entra para a turma. Se você está lendo direto do velho continente, não se acanhem. 1. Como começou a freelar?
Eu comecei a fazer sites tipo em geocities, mas depois ofereceram-me um site de um canal de IRC e passado uns meses para não estar sempre a maçar a pessoa para actualizá-lo, eu comecei a tentar perceber o código-fonte e a editá-lo aos poucos, até que consegui mudar completamente o site e a partir daí fui fazendo ajustes mais significativos e adorava! Depois com a criação do meu weblog, tive mais liberdade para os layouts a meu gosto, por isso, é que já vai com mais de 50 layouts. E fui continuando com outros sites e aprendendo mais coisas relacionadas com webdesign.
Dedica-se totalmente ou é freela "meio-expediente"?
Dedico-me nos tempos livres e como tenho bastante, passo grande parte do tempo a fazer algo relacionado com webdesign
Como aborda e prospecta clientes?
Tem sido mais programadores já com clientes à procura de um webdesigner mais para fazer o layout, ou numa associação de voluntariado que faço parte (www.rato-adcc.pt) .
Costuma formalizar propostas?
Não se formalizam com contratos e assinaturas, mas fica explicito todos os pontos do que se vai fazer.
Qual foi o pior calote?
Não há assim nada de grave, só o facto de fazer alguns sites e/ou layouts que não são remunerados e não chegam a ser utilizados ou ficam em espera para muito tempo indefinido, mesmo.. até agora e não sei se vão ser pegados, é um pouco chato, tê-los feito ou ter ficado incompleto e terem parado com o projecto.
O projeto ideal, como seria?
Um projecto em que o cliente soubesse realmente o que quer e que o conseguisse explicar com todos os pontos necessários, juntamente com textos e imagens relacionadas com esse trabalho realmente com qualidade, e com uma equipa eficiente para tarefas mais específicas no desenvolvimento do site, nomeadamente de programação, para que desse um resultado impecável e completo, e que valesse a pena o tempo dispendido e o cliente o valorizasse.
Indicaria de olhos fechados:
Indicaria uma das coisas que mais gosto de ver, sites que listem outros sites com muita qualidade e acessiveis em CSS: http://cssvault.com/ http://www.cssbeauty.com/ Portugueses no seu melhor: http://www.ilovedzn.com/ http://www.semmais.com/ Blogs portugueses: http://pedromfonseca.net/wordpress/ O autor escreve muitos artigos sobre informática, uteis e actuais http://liwl.net/ Freelancer na área da multimédia, tem uns trabalhos bem bacanos http://isacosta.net/ http://yuna.pt.vu/ Mais virada para anime, é uma amiga que tem muito jeito para webdesign também Internacional: http://narcissistic-freak.net/ Já há um tempo que sigo as mudanças neste site e acho a autora com uma qualidade no grafismo mesmo excelentes http://www.andybudd.com/ Os mais interessantes artigos e uma lista vasta de links bastante uteis, vale a pena ver todos
Espaço livre
Aqui fica o meu site pessoal, blog e portfolio, com tutoriais também html, css, javascript, flash, etc) que elaboro às vezes - Private Emotion.