[ratings] Onde está: Belo Horizonte - MG Portfólio: http://www.clicfolio.com/clicfolio/apresentacao.php?id=111 Blog: http://ilustradores.ning.com/photo/album/listForOwner?screenName=0y4cmm994pwdi Contato: iriamstar@yahoo.com.br

Bio

Formada em medicina com residência em cirurgia geral concluída em 1986. A partir de 1985 passei a trabalhar profissionalmente com ilustração. O primeiro livro didático publicado com minhas ilustrações foi em 1988 (Obstetrícia do professor Mário Correa). Fiz o curso de Belas Artes na UFMG, concluindo dois bacharelados: pintura e gravura em metal, em 1995. Também faço pintura digital. Pós-graduação em Administração Pública na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro concluída em 2003. Atualmente faço ilustrações para profissionais da área de saúde, livros didáticos, periódicos e, eventualmente, ministro cursos e palestras sobre ilustração científica.

Por que faz freelas ?

Comecei dessa forma, com colegas me pedindo ilustrações para suas teses de mestrado e doutorado. Já pensei em registrar uma empresa, mas a profissão de ilustrador não existe. Assim, desenho ou artes plásticas seria a área para registro de uma firma, mas elas não são aceitas no Simples. Assim,os custos são altos demais e não tenho produção suficiente para cobri-los.

Venda seu peixe

Como sou médica com formação em cirurgia, não tenho nenhuma dificuldade para ilustrar nessa área. Minha formação acadêmica também inclui artes plásticas. Assim, foi fácil juntar as duas habilitações em uma nova carreira. Domino as técnicas clássicas de desenho (carvão, nanquim, grafite, ...), pintura (aquarela, acrílico, guache, óleo...), gravura (metal e xilo) além de fazer pintura digital. Estudei dois anos de fotografia na Escola de Belas Artes. Cheguei mesmo a trabalhar como fotógrafa por uns três anos. Sou estudiosa de história da ilustração. Tenho duas apostilas montadas para alunos de minicursos que ministro em eventos. Conheço também os meios mais comuns de impressão atuais, o que facilita na hora de escolher a técnica mais adequada para elaborar ilustrações. Finalizando: são 25 anos ilustrando profissionalmente.