Se pretende montar a sua empresa esse ano e quer saber as dicas de negócios promissores para 2018, fique por aqui. Esse artigo vai dar todas as informações sobre algumas das melhores ideias. Eu sei que muitas vezes o que passa pela nossa cabeça é fazer alguma coisa que realmente gostamos, que já trabalhamos antes e que de fato vai nos fazer felizes. E ninguém discorda disso! Seria mesmo muito ruim apostar em um negócio que não tem nada a ver com você só porque ele está em alta. Na verdade, quanto mais próximo da sua realidade e mais prazeroso, mais chances de dar resultados. Só que não adianta apostar em algo que você tem verdadeira paixão se ele não for sustentável. Isso mesmo! Você dificilmente vai ter retorno com um negócio que, pra falar de forma clara, não dará dinheiro nenhum! Mas não desista da sua ideia, pois existe uma ótima alternativa para você: que tal adaptá-la para algo que seja de fato promissor? Gostou dessa opção? Que bom, pois nesse artigo darei algumas boas alternativas. Escolha a que mais se aproximar de você!

Como saber se o meu modelo de negócio é realmente promissor?

Antes de entrar nos negócios promissores para 2018, vou contar como você pode saber se o modelo de negócio que tem em mente vai dar mesmo resultado. Em primeiro lugar, considere que o perfil do consumidor mudou radicalmente nos últimos anos. Ele não quer mais receber um simples produto, mas sim um valor! Hoje, existem diversas empresas oferecendo os mesmos produtos e serviços. E isso tem acontecido graças ao aumento dos negócios online, que estão ganhando mais mercado com o avanço da internet e também por conta da segurança dos consumidores em comprar produtos ou contratar soluções dessa maneira. O que vai diferenciar no final das contas é o modelo de negócio. Mas como saber se o seu vai agradar o público? É simples. Basicamente, você precisa oferecer um produto ou serviço que resolva os problemas das pessoas. Pronto! Viu que simples? Para facilitar, vou dar alguns exemplos: - Você pode apenas vender sites ou... vender soluções que ajudem os clientes a ficarem bem posicionados na parte orgânica do Google. - Você pode vender bijuteria ou... pode oferecer um valor para a cliente, algo que tenha a cara dela e que faça com que se sinta mais bonita. - Você pode ser um dermatologista ou... ser um profissional que ajudará as pessoas a resolverem os problemas de pele que tanto as incomodam. Mas é tudo a mesma coisa, não é? Não! Você precisa ser um especialista, alguém que se coloca no lugar do cliente, que tem empatia com ele e que de fato quer resolver a situação. Para isso precisará se aprofundar, estudar, entender o seu mercado e a concorrência e oferecer algo muito melhor do que todo mundo oferece. E essa meta é simples de ser alcançada se tiver a pré-disposição em realizar o seu projeto da melhor forma e em fazer algo de muito bom para o seu cliente. Além disso, as estratégias de marketing utilizadas e a forma de chegar no consumidor também precisam ser muito bem estruturadas. Mas isso é assunto para um outro artigo. Vamos agora ao que interessa? A seguir você vai conhecer alguns negócios promissores para 2018. E o melhor é que a maioria não depende de muito dinheiro para ser colocado em prática e alguns ainda podem ser feitos da sua própria casa. Aproveite a leitura!

3 dicas de negócios promissores para 2018

1 – Desenvolvimento de bot

Bot vem de “robot” ou robô em português, e é o nome dado a um programa de computador fabricado com o intuito de automatizar procedimentos que facilitem a vida das pessoas. Apesar de não ser exatamente uma novidade, em especial por estar presente no mundo dos games, a tecnologia tem sido cada vez mais aprimorada e desenvolvida. Criado pela Microsoft, o bot tem um mecanismo capaz de aprender coisas novas em tempo real e aplicá-las de maneira dinâmica e eficaz. Portanto, além dos comandos já programados, ele ainda pode ser “educado” por qualquer pessoa. Por acaso já foi em um restaurante e ao invés de ser atendido pelo garçom você recebeu na sua mesa um tablet para realizar os seus pedidos e depois fazer o pagamento? É justamente dessa tecnologia que estou falando. Algumas unidades do Mc Donald’s, inclusive, já possuem uma tela enorme para você escolher o sanduíche, o acompanhamento, a bebida e ainda fazer o pagamento na própria máquina. Enfim, se você é um conhecedor de tecnologia e já costuma fazer uns sistemas ou uns programas por aí, o que acha de embarcar nessa estratégia inteligente? Existem diversas formas de criar um negócio usando o bot, basta pensar em algo inovador e que facilite a vida das pessoas. Então, aproveite a sua habilidade e mão na massa. Se tudo der certo, as chances de ganhar um bom dinheiro são muito grandes, pois existe um enorme mercado carente desse tipo de solução!

2 – Produtos orgânicos

Outro ramo que está em alta é o nicho de produtos orgânicos. Já percebeu que diariamente as pessoas são bombardeadas com informações sobre a importância da alimentação saudável? Se você ainda der a elas algumas boas opções, como produtos difíceis de serem encontrados e por um preço abaixo do mercado, pode ter certeza de que as possibilidades de sucesso serão bem maiores. Quem não quer eliminar de vez o óleo de cozinha e começar a cozinhar com o óleo de coco? Todos nós, o problema é que na maioria das vezes não encontramos esse produto com facilidade e quando encontramos, o preço é realmente muito alto. Se essa for a sua escolha, opte por uma loja física ou por um e-commerce. É claro que os negócios online requerem um investimento muito menor porque não dependem do custo com o aluguel do espaço e também não precisam de uma quantidade muito grande de produtos no estoque. E com o tempo você ainda consegue entender quais são as mercadorias que possuem maior solicitação e pode focar naquilo que o seu cliente realmente quer. Já na loja física, a dependência de uma grande quantidade de produtos para se tornar atrativa pode resultar em desperdício e também em perda de dinheiro.

3 – Produtos para pets

Fiz umas pesquisas e descobri que no ano passado o mercado de pets faturou simplesmente R$ 18,9 bilhões. O dado é da Abinpet, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. Pra você ficar mais espantado, em 2016 a média de aumento nos ganhos das empresas do ramo chegou em 4,9%, mesmo com o país em crise. Eu sei o que está pensando: esse mercado não é nada recente e dificilmente um novo negócio vai dar certo. É antigo mesmo, só que apesar disso, a tendência é que ele cresça cada vez mais. Considere a quantidade enorme de incentivo com relação aos cuidados com os animais que você vê nas redes sociais. Além disso, as pessoas estão cada vez mais próximas dos bichos. O cão não é mais um simples cachorrinho de estimação, mas sim um membro da família, muito amado e respeitado. É justamente por isso tudo que esse mercado é tão promissor! Aqui as opções também são a loja física ou o e-commerce, mas é possível definir um nicho mais específico, em especial se tiver habilidade com algum produto, como alimentação saudável ou caseira, roupinha, acessórios, brinquedos, petiscos e muito mais! Quanto mais específico o nicho, mais barato vai ficar o investimento. E não pense que os ganhos serão mais baixos por conta disso. Dependendo do seu modelo de negócio e da estratégia de marketing que usar, você ganhará uma boa quantia! Na verdade, quanto mais específico o nicho, mais fácil fica para fazer o seu negócio rodar. Essas foram as dicas de negócios promissores para 2018. Gostou? Então deixe aqui os seus comentários!