Depois de 15 dias de férias eu estou de volta amigos. E para começar a escrever a minha coluna de produtividade dei uma olhada rápida nos artigos atuais no blog e dei de cara com uma grande sacada no texto do Mauro sobre audioconferências. Nele, o autor lembra que podemos gravar uma conversa para futuras consultas.

Audacity e Skype recorders: Não é que sua audioconferência fica prejudicada sem a ajuda dessas ferramentas, mas é sempre uma boa gravar a conversa para consultas posteriores. Não se esqueça de pedir permissão à outra parte!

Então eu fiquei pensando, “e se eu não quiser ou puder gravar em vídeo ou áudio, quais as opções que eu tenho para documentar uma videoconferência?”. Pensando nisso esbarrei de cara na dupla Hangout e Google Drive. Com ela você pode fazer aquela reunião em áudio e vídeo com o seu cliente e ainda usufruir de recursos dos aplicativos da suite Google Drive (Processador de textos, planilhas eletrônicas, apresentações, desenhos, etc.). A ferramenta é bem completa e ganha novos adeptos a cada dia. Mas o fato é que MUITA gente ainda torce o nariz com essa dupla. Então eu resolvi correr atrás de uma opção similar, só que mais simples.

Apresentando Evernote e LiveMinutes

Apresentando LiveMinutes

Para que não conhece o Evernote é um aplicativo web de anotações e para mim é o melhor que existe! Com ele você pode criar notas em formato de texto (é claro!!!), áudio, vídeo e imagens. Já o LiveMinutes é um site onde você cria e gerencia quantas reuniões quiser fazendo videoconferências anexando os mesmos tipos de documentos, só que com a vantagem de estar integrado com o Evernote. Ou seja, você nem precisa se preocupar em fazer uma backup porque ele vai direto para a sua conta do Evernote.

LiveMinutes - Crie reuniões e documente TUDO automaticamente com Evernote

E que tal assistir um vídeo tutorial para entender como tudo funciona?

Já tem algum tempo que eu estou com vontade de fazer vídeo tutoriais de apoio aos artigos de resenhas que faço por aqui. Então eu resolvi começar com esse na volta das minhas férias. Acho que fica mais fácil ilustrar os principais conceitos dos sistemas e para vocês, acredito que ficará mais fácil saber do que eu estou falando.

Então é isso, é só apertar o “play”.

Curva de aprendizado

É um sistema bem simples de usar e de rápido aprendizado. Mesmo sendo em inglês é bem fácil encontrar o que se precisa. Em pouco mais de 10 minutos eu já tinha anotado tudo o que eu precisava pra saber e ainda escrever o artigo.

Dashboard simplificado onde você controla todas as reuniões

Dashboard simplificado onde você controla todas as reuniões

Faça reuniões completas sem se preocupar com o relatório

Faça reuniões completas sem se preocupar com o relatório

Relação preço/custo

Produto de qualidade e de graça!? Não podia ter relação de preço/custo melhor!

Facilidade de uso

Muito bom, mas peca por não ser multiplataforma. Não rodou no mobile de forma satisfatória.

Qualidade na interface

Bem simples. Até aquele seu cliente que clica duas vezes num link do site da empresa dele conseguirá usar essa ferramenta!

Integre arquivos direto do Dropbox

Integre arquivos direto do Dropbox

Total controle sobre os documentos apresentados na tela

Total controle sobre os documentos apresentados na tela

Ganho na produtividade

Só o fato de não ter que perder tempo reunindo tudo que foi conversado para enviar um documento ao cliente já vale o uso do LiveMinutes!

Avaliação final

Uma excelente ferramenta e de fácil aprendizado e uso facilitado. É uma ótima opção para aqueles que desejam fugir das videoconferências no formato Hangout + Google Drive.

Gostamos

  • Simplicidade de uso.
  • Rapidez na geração do PDF de relatório final.
  • NENHUMA burocracia para cadastro e uso.

Não gostamos

  • Como não possui aplicativos para IOS e Android, o sistema não funciona bem em dispositivos móveis. Levei quase 5 (cinco) minuto só para tentar me logar. E desisti de fazer o teste com a videoconferência.

Nota do Carreira Solo: 8

E aí, gostaram do vídeo tutorial!? Legal né!? Agora queremos ler nos comentários como vocês fazem as reuniões em vídeo com os seus clientes. Quem sabe no próximo vídeo eu faço um tutorial da sua sugestão!

zp8497586rq