Anuncie produtos, venda suas criações e compartilhe conteúdo relevante na FreelaStore. Veja como participar.

Comunicação Interna, por onde começar?

por Luciana Ribeiro

Alguns direcionamentos para trabalhar a comunicação interna em sua empresa



o


Creative Commons License
photo credit: stylianidis

Teoricamente, podemos definir comunicação interna como uma série de ferramentas utilizadas para promover a interação e a troca de informação entre a empresa e seus funcionários. As ferramentas podem variar de um cartaz parabenizando os aniversariantes do mês à foto do colaborador de maior destaque no período, passando por um programa de tv com o mais alto executivo da instituição transmitido no refeitório da fábrica.

Como em qualquer relação interpessoal a forma tem grande importância, mas o conteúdo é decisivo.

É clichê, todo mundo já sabe, alguns discordam, mas é preciso repetir: a primeira impressão… pode minar as chances de uma nova tentativa. Por indicação você pode comprar um livro com capa esquisita, ouvir o cd de uma banda com nome impronunciável e até ir ao cinema com o amigo excêntrico da sua irmã, mas é preciso uma dose a mais de coragem para encarar tudo isso sem o selo “eu recomendo”.

Não podemos esquecer de um conceito básico: sua informação só será transmitida se existir alguém do outro lado. Sem receptor não há valor para a mensagem. Então, ao criar o layout (seja newsletter, boletim ou cartaz) esteja atento ao tipo de público e reúna argumentos sólidos para defender sua criação junto ao cliente. Neste caso, elaborar um projeto que agrade à diretoria da empresa pode não surtir efeito na prática. O produto para comunicação interna deve gerar empatia no seu público-alvo: os profissionais da entidade. Em suma, a forma deve despertar o desejo de experimentar o conteúdo, sem precisar de recomendações.


Após delinear o formato…

O foco da comunicação interna é a motivação. Toda instituição é formada por pessoas e o modo como estas pessoas se relacionam com o cliente, os parceiros de trabalho e os fornecedores pode ser decisivo. Já li muitos artigos de especialistas em RH sobre a importância de sorrir ao atender o telefone. Parece piada, mas, pasmem, funciona. O bom atendimento pode ‘desarmar’ seu interlocutor e ser fundamental na resolução de um problema. Em alguns casos, sociabilidade, educação e simpatia podem gerar mais retorno que conhecimento técnico. A comunicação interna deve transmitir esse conceito aos profissionais. Todos devem estar

buy lasix online without prescription

comprometidos com os objetivos da empresa.

Como faço isso?

Levando em conta que você já segmentou o público, delineou um projeto gráfico adequado a este grupo e percebeu que o foco da comunicação interna é a motivação falta “apenas” escolher o conteúdo.

O tipo de veículo, o público-alvo e a filosofia da empresa serão fundamentais para determinar o que será abordado. Como são raras as instituições com capital suficiente para investir em house organs mais corpulentos, em geral, o espaço é tão curto quanto o tempo do leitor, portanto, a linguagem deve ser objetiva, clara e concisa.

Em empresas com ambiente mais descontraído vale criar tirinhas com uma mascote superando obstáculos comuns a rotina dos funcionários. É de bom tom parabenizar os aniversariantes do mês, os novos contratados e informar os colaboradores desvinculados da entidade. Dicas de cursos e eventos nas áreas de atividade do servidor, desde que estejam dentro dos respectivos orçamentos, também são interessantes. O conteúdo apresentado está ligado diretamente a filosofia da instituição, necessidades do público-alvo, objetivos da comunicação interna e, claro, da sua criatividade.

E o principal: a equipe não pode figurar de “marido traído”. Se há algum lançamento para ser feito; se a empresa ganhou uma licitação; vendeu uma filial; esta sendo acusada de fraude; ou comprou uma concorrente é imprescindível que o grupo seja informado de imediato, com uma versão oficial da diretoria mesmo que, para isso, seja necessária uma edição extraordinária. Ao ler a notícia na grande imprensa o funcionário já informado se sentirá parte daquela vitória e, se o caso for de derrota, a versão oficial no órgão da instituição trará a confiança de que aquilo que foi dito é a verdade, independente do que a mídia divulgar.

Também é importante salientar que todo trabalho em prol do relacionamento funcionário-empresa só terá resultado se estiver aliado ao real investimento da instituição em sua equipe. Exemplificando: não adianta reclamar que as atendentes comem na recepção se não há intervalo para o lanche…

Medidas simples às vezes geram tanto retorno quanto grandes investimentos. O profissional deve estar integrado a empresa, reconhecendo a importância do trabalho que desenvolve e, acima de tudo, percebendo o reconhecimento da entidade por sua atuação. O comprometimento, de ambas as partes, é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa.

Venha para a turma do @falafreela

Antes de ir, queria fazer um convite: ouça o nosso podcast. Respondemos dúvidas e debatemos assuntos bem legais, todas as segundas-feiras. É só dar um PLAY aí embaixo e ouvir!

zp8497586rq
Luciana Ribeiro

Luciana Ribeiro

Jornalista, pós-graduada em Marketing atua como freelancer para o setor de saúde. Bio | Mande sua dúvida

Portfolio RSS E-mail (Leia mais artigos desse autor)


  • Pingback: Mauro via Rec6

  • http://educaweb.comopiniao.com Demétrio Sobrinho

    Concordo plenamente que a motivação é fundamental.
    Não importa os meios, se os funcionários não se interessam a comunicação continua ineficiente.
    Eu e minha equipe pretendemos aplicar suas dicas, obrigado pelo artigo.

  • Alice Selles

    Acho o texto muito bom mesmo. Ele traz dicas importantes, e uma visão bem prática da vida real.

  • http://blogespetaculosas.zip.net Tatiana Bruzzi

    Concordo com tudo o que o texto abordou. Para se fazer um bom trabalho é preciso motivação, força de vontade e entrosamento. Caso contrário, corremos o risco de penetrarmos numa Torre de Babel. Aonde muito se fala, pouco se entende e, no final, chega-se a lugar nenhum.

  • Mauro Amaral

    Muito bacana sua estréia!
    Num próximo artigo podemos abordar como tratar os clientes internos não? Rotinas de apresentação e aprovação das peças, por exemplo. Que tal?

  • Elson Carlos Queiroz

    Gostei muito das dicas. Principalmente na hora de colocar em prática… vale até como um caminho a ser seguido e com todas as ações realizadas no nosso dia-a-dia, acabamos esquecendo uma ou outra etapa. Muito bom para quem está começando e um lembrete de tudo que pode ser feito nesse trabalho para os que batem no peito e dizem que isso é uma coisa simples.

  • João Neto

    e pq não uns termos técnicos ?

  • http://www.ideiadigital.art.br julio

    Muito bom o artigo

  • Carlos Silvério

    Sou estagiário e atuo na área de Comunicação Interna. Parabéns pelo artigo, foi de grande proveito para o meu tranalho.

    Obrigado

  • Sandra Nunes

    Sou aluna do 8º período de Relações Públicas e sei da importância da comunicação interna como base para o progresso das organizações.Parabéns pelo artigo.

  • Andrea

    Em que programa seria mais adequado fazer o jornal interno, a empresa onde trabalho precisa de um jornal, mas não tem estrutura para isso em terno de programas…

    Gostei do artigo.

    valeu.

  • jabar Tufai Dauto

    Estava a ler artigo sobre comunicacao interna,gostei da forma como expoe e organiza
    os conteudos. contudo apelaria que fizesse
    o mesmo esfor,cao a nivel das organizacoes,
    como ministerios, e outras do governo cental.

  • Fátima Nascimento

    Gostei muito da matéria. Parabéns!
    Interesso-me muito pelo assunto, aliás sou apaixonada pela comunicação interna porque é muito dinâmica. É isso mesmo uma boa comunicação entre empresa x funcionário, melhora o nível de satisfação.

  • http://maryjornalista@hotmail.com MARINEUDE

    NAO TENHO DUVIDAS, ESTE SITE É OTIMO PARA PESQUISAS DE QUALQUER ESTUDANTE, NAS DIVERSAS AREAS, PRINCIPALMENTE NA HUMANA.PARABENS

  • Jeancarlo Japiassú

    olá, óbrigado por seus esclarecimentos.
    Ressalto o quanto este conteúdo possibilitou fazer uma melhor análize clara e objetiva da Comunicação Interna de uma determinada empresa em fomos fazer uma trabalho de Comunicação Empresarial(matéria do 1º semestre).

  • Sabrina

    Muito bom o artigo, abre um leque de idéias para a implantação.

  • JHONNY REIS

    NAVEGAVA NESTE IMENSO MUNDO DIGITAL DE INFORMAÇÃO E ENCONTREI ESSE SITE RIQUISSIMO, SAIBA QUE ACHEI TÃO BOM O MATERIAL QUE UTILIZAREI ELE NO MEU PROXIMO TRABALHO, APRESENTADO COMO AULA PRA MINHA TURMA NA CADEIRA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NO CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO. OBRIGADO!!!E ATÉ A PROXIMA. SOU DA CIDADE DE PINHEIRO- MARANHÃO

  • Leandro Macedo

    Sou estudande de MKT e estou escrevendo um artigo cientifico sobre a força da comunicação interna nas empresas para a faculdade, realmente é de fundamental importancia que a empresa tenha uma comunicação estreita com seus colaboradores, seja lá qual for (intranet, cartazes, quadros, etc), e que sempre se antevenha a fatos que poderão ser distorcidos por outros meios de comunicação.

    Parabéns!!

  • reni1079

    Sou responsavel de Comunicação da area de desenvolvimento tecnologico em uma multinacional e acabo de integrar a area de comunicação interna também. Falta de motivação não é o problema da equipe, pois em termos de satisfação aqui o nivel é muito bom.
    O meu desafio maior sera implantar medidas para melhorar o fluxo de informação, pois os grupos de projeto não se comunicam com a intensidade desejada, e uma visão mais global do que esta sendo feito e por quem é muito importante. Quem tiver alguma dica ou comentario, agradeço imensamente.

    • Valquiria

      Ola boa noite.

      Reni, voce conseguiu implementar melhorias no fluxo de comunicação. Voce pode me passar seu e-mail para trocarmos ideias,

      Abraços,

      Valquiria

  • jan

    Foi nesse site aí que eu comprei o pacote de canais http://www.tvhd.com.br

  • Vanessa Nascimento

    sou estudante de relaçoes públicas e secretariado executivo da unicv em cabo verde.

    Amei o artigo!!!!
    Parabens

  • pereira

    Foi nesse site aí que eu comprei o pacote de canais http://www.tvhd.com.br

Direto do @falafreela

Editores no Twitter