Creative Commons License photo credit: batega
Dia desses voltava do almoço quando vi um destes pseudo-artesãos que pegam latinhas de refrigerante e ousam fazer algumas esculturas representando objetos do dia-a-dia: panelas, carrinhos, máquinas de escrever, cinzeiros etc. O que me chamou atenção neste caso não foi a técnica em si, já bem comum para quem passou boa parte de sua vida profissional do centro do Rio de Janeiro, mas sim a miopia do auto-engano, da escolha errada, ou da miopia de resultados em que incorria o camelô-artista-quebra-galho. Isso porque, as esculturas ainda tinham cara de lata.

Diferencial e diferença.

E aí veio de estalo: ser diferente e fazer a diferença não são a mesma coisa. Fico imaginando que, cansado de catar lata (ou, num clima bem cigarra e a formiga nem ousar se cansar em catar lata), um dia, este amigo resolveu mudar de vida. “A partir de hoje, eu sou artista, Maria...”. E Maria olhando para o chão, triste e ressequida de tanta frustração. Não por falta de caráter, e sim por muito de inocência, o amigo esqueceu de buscar diferencial e contentou-se com a diferença. Sim, o diferencial é mais método do que inspiração. Verificou antes se tinha as ferramentas para a tarefa? Deu uma volta para ver o que outros artesãos fazem? Perguntou para os ambulantes se este tipo de produto vende? E quando? E por quanto? Ousou duvidar do próprio talento? (Pausa para paralelo: não há nada mais produtivo para almas positivas do que duvidar do próprio talento)

Antes do salto

É importante e isso se aplica como uma luva na vida do Profissional Freelancer, antes do salto inicial rumo a terras sem horário ou patrão, que estas reflexões sejam feitas. Olhe para concorrência como se estivesse assistindo uma aula, estude cada movimento de seu mercado como quem observa o fluxo do trânsito paulista[bb], ou uma linha Ley escocesa, ou a seqüência de ondas do Arpoador[bb], ou um dragão chinês[bb] (adapte a metáfora mais afeita a seu mundo, ok?); mas observe. Busque o diferencial porque cedo ou mais tarde, a diferença encontra você.
zp8497586rq