Uma ótima oportunidade de jornalistas freelancers se atualizarem: começa hoje, 03/11, e vai até o próximo sábado, o 9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, na UFRJ, Rio de Janeiro. Ainda é possível fazer a inscrição no evento e os preços variam de R$65 à R$290. Os pesquisadores que não puderem estar presente no evento, podem acompanhar tudo em tempo real.

Palestrantes nacionais e internacionais pretendem dar conta das mídias digitais no jornalismo, reconfigurações das práticas e mediações; além da pesquisa e do ensino do jornalismo digital no século XXI. Também fazem parte da programação oficinas livres, mesas-redondas e lançamentos de livros. Em paralelo ao encontro, ocorre o evento Meio a Meios – a semana de jornalismo da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ).

Alunos de comunicação da ECO serão os responsáveis pela transmissão via live streaming e por alimentar o site com notícias sobre o evento. “A ideia principal é democratizar”, explicou Ricardo, que é jornalista da revista Piauí e membro do conselho editorial da revista Consciência.Net. “As discussões que vão acontecer aqui são importantes para todos e, por isso, devem estar à disposição na web”.