Acontece na vida de qualquer Profissional Freelancer: as vacas às vezes emagrecem. Se na esteira de propostas sucessivas e entregas maravilhosas você se sente no topo, em outras vezes, uma caixa de e-mail vazia e não-telefonemas fazem você se sentir perto do fim. Como fazer que seu trabalho seja sempre reconhecido? Como garantir que seu esforço, dedicação e formação sejam recompensados com mais do que o preço justo, mas, lembrança? D O mercado dos Profissionais Freelancers é fluido ao extremo. Não são poucas às vezes em que, no piscar de olhos de três meses, tudo mude em sua área de atuação. Mesmo assim, podemos sim, tecer uma linha de comportamento que garanta, mal comparando, uma boa construção de marca ao redor de sua presença. (Isso de considerar você uma marca é assunto para outro post, em breve) Manter-se no topo é mais difícil do que chegar lá, isso faz parte da sabedoria popular. Partindo do princípio que você começou bem...podemos dizer que manter-se no “topo of mind” de sua categoria depende de:
  • Melhoria contínua: outro dia meu filho me perguntou quando eu tinha parado de estudar. “Ué, nunca”. “Poxa, tô ferrado...”, disse ele todo triste achando que, ao sair da faculdade sua vida junto a livros terminaria. A era industrial acabou pessoal. Vivemos num momento pós-fabril onde o que conta é sua capacidade de gerenciar conhecimento. Então, mãos à obra, sempre.
  • Foco: gosto de um post aqui em que falamos que a melhor maneira de sair bem na foto é continuar em foco. Se lá nos primeiros rascunhos do minicurso, disse que a vida do freela começa com uma “Visão”, não custa lembrar que é preciso traçar objetivos claros de sua atuação. Hoje, até dá vontade de se fazer tudo, só que não dá. Só temos 48 horas no dia!
  • Qualidade: é, você não pode errar nunca. Deve checar duas, três vezes seu trabalho. Lembrando mais uma vez o minicurso: prometer 80% e entregar 120%.
  • Mantenha-se aberto a críticas: você precisa saber ouvir quando apontam defeitos seus. Sem essa de super-homem. No máximo, Lanterna Verde[bb].
  • Compromisso com suas metas: se o foco vai dar os objetivos você deve ter compromisso com você mesmo em resolver o que prometeu
  • Meça seus resultados: seja crítico também ao medir sucessos e fracassos. Lembre-se que eles são relativos (mas nem por isso devem ser ignorados em seu sentido mais absoluto, por favor)
  • Divirta-se: com seu trabalho. De nada adianta tanta dedicação se sua vida tornar-se algo enfadonho. Ao acertar o foco e saber melhorar sua qualidade sempre, as coisas ficam mais fáceis.
  • Selecione bem seus parceiros: isso é fundamental quando você começa a gerenciar o trabalho de outras pessoas. Quando faz isso, está colocando uma parte do que construiu na competência de outros. Fique atento e cuide da saúde de seu networking
  • Seja humilde: estamos aqui neste planeta de passagem. Não há motivo que justifique arrogância, violência ou falta de compaixão. Namasté!
  Muito trabalho? É para isso que estamos aqui, né? Chegar lá onde se quis é não cuidar para que não se precise voltar é muita falta de consideração com quem ajudou você e, claro, com você mesmo. Portanto, stay tuned[bb]! E se tiver mais alguma dica, comente!