Anuncie produtos, venda suas criações e compartilhe conteúdo relevante na FreelaStore. Veja como participar.

Como conciliar estudo e trabalho?

por Mauro Amaral

Algumas dicas iniciais para você que chegou agora!

Você antes estava num escritório com amigos ao redor e a troca de informação e oportunidades para aprendizado acontecia entre as reuniões e hora de almoço. E agora, sentado em seu home-office, cercado de clientes etéreos, fazendo sua grana, você se sente num limbo e percebe que pode ser ultrapassado na próxima curva.

Acontece.

(But we’re never gonna survive unless we get a little crazy)

Mas como conciliar a necessidade de constante reciclagem profissional com o isolamento necessário para cumprir os prazos? É uma questão muitíssimo interessante, e por ela e através dela podem surgir debates, mesas redondas, painéis, eventos, nossa, tanta coisa. Eu prefiro responder de forma simples.

A melhor maneira de conciliar estudo e trabalho é transforma-los numa coisa só. Cada trabalho alimenta o próximo, cada leitura é briefing para você mesmo, lá por dentro, caraminholar novas idéias. Seja seu próprio captador constante de conhecimento.

Work based learning

Algumas dicas

  • Cursos online: da graduação ao PHD a internet está repleta de instituições sérias que disponibilzam cursos online das mais variadas áreas.
  • Comunidades, listas de discussão: citei este tipo de recurso em meu artigo no número 1 da Imasters. Sabendo não se sobrecarregar e filtrando conteúdo interessante, são fonte inesgotável de aprimoramento.
  • Eventos: Tá, aqui no Brasil ainda não chegamos lá. Mas estamos caminhando seriamente. De uns dois anos pra cá multimplicaram-se os eventos do setor, inclusive com palestrantes estrangeiros
  • Caderno de notas: tenho os meus arquivados desde…acreditem…1985. Já mostrei por aqui em alguns posts. Não troco por Palm algum.
  • Testes: brinque, divirta-se, faça testes, ouse. Aprenda com os eus erros ou com seus devaneios.

Esta dúvida, constante na vida dos freelancers também pode ser respondida com uma pequena gota de minha experiência pessoal. Não pude deixar de lembrar de meu filhote querido, o do meio, de sete anos que corre pra lá e pra cá com sua malinha de pequenas máquinas que inventa com restos de brinquedos, motorezinhos elétricos e controles remotos. É só não perder isso: a capacidade que crianças têm de aprender brincando (divertindo-se). O resto..é semântica.

Afinal: In a world full of people only some want to fly / Isn’t that crazy?

Mauro Amaral

Mauro Amaral

Editor-chefe

É editor, publicitário e conta histórias que o seu público vai gostar. Casado, pai de três filhos e mora no Rio de Janeiro. É o Diretor de Criação da Contém Conteúdo.

Portfolio Linkedin RSS E-mail (Leia mais artigos desse autor)


10 Responses to “Como conciliar estudo e trabalho?”

  1. Opa Mauro!

    Se você tivesse todas as suas anotações, dedes 1985, num palm ao invés de um caderno (sebento!), você encontraria mais rapidamente as idéias que você registrou… e acredite, você seria muito mais produtivo!

    Sem contar que menos árvores seriam cortadas :-)

  2. MarcoSanto says:

    É! Sérgio, concordo contigo! Uma agenda que fosse rápida para anotar as idéias seria a malhor coisa para ter sempre um arsenal de idéias bombásticas. Eu, por exemplo, só passei a produzir textos melhores quando passei a anotar a cada momento as idéias que pipocavam durante um bate papo informal ou palestra, etc.

    De qualquer forma, para conciliar trabalho com estudo precisa acima de tudo muita garra e objetivação.

    Um abraço a todos.

  3. Tio_Wlad says:

    Discordo em gênero, número e grau !

    Tenho dezenas de cadernos de anotações e já consegui perder uns 3 Palms ao longo da vida. Fora uma agenda fantástica em que as pilhas vazaram e destruiram anos de contatos.

    Sem falar de projetos em notebooks que o HD travou!

    Cadernos, Cadernos, Cadernos sempre…

    Se você tem crises com a emissão de carbono, corte de arvores etc etc etc…. faça algo realmente útil: Pegue o carro encha de midas de Ipê Amarelo, Roxo etc e povoe o seu sítio de mata

    na volta passe numa papelaria e compre mais um caderninho de anotações.

    Fica estabelecido o compromisso:

    2 Ipês plantados dão direito a um caderno de anotações.

  4. Alex Oliveira says:

    Acrescetando:

    O mundo só precisa de dois tipos de pessoas : As que sabem e as que desejam aprender.

    As pessoas que conheço que não estudam suas profissões, não conseguem evoluir na esfera social.

    Há aqueles que aindam pensam que o estudo é algo do tipo : “Estudo para ganhar muito dinheiro no futuro…”

    O Estudo na minha opnião é o meio no qual evoluimos o nosso serviço para sociedade.

    O Estudo é uma essência, ou seja, é a base da construção de novas idéias e projetos.

    Aquele que pensa em consiliar o estudo com o trabalho está caminhando em direções diferentes.

    O Trabalho sempre gera expectativas, o estudo por sua vez nos auxilia a cumpri-las da melhor maneira. Por que será que 70% dos projetos de TI falham ? A maioria deles é pelo simples motivo de que seus gestores não entendem do que supostamente estão gerenciando.

  5. geiza says:

    A melhor maneira de conciliar estudo e trabalho é transforma-los numa coisa só

  6. joseabner sprunge says:

    Olá, muito bem, é dificil mas dá para conciliar sim, o que se tem que fazer é organizar melhor o tempo para que tudo seja feito da melhor forma possível.Se não tiver organização tudo será perdido.penso que o jeito é organizar os horários disponíveis para estudo, de forma a priorizar tudo o que for mais importante.lembrar que o conhecimento é algo que se constrói aos poucos, no dia-a-dia. Num dia ruim um homem se levanta e vai a luta, é por isso que tudo da para conciliar pense nisto e acorde para vida!!! thanks very much!!!

  7. Bianca says:

    Se você tivesse coisas anotadas num palm, você teria perdido tudo porque palms não duram tanto (e acho que em 85 eles ainda não existiam =p)
    Bem, tenho um há quase 5 anos e ele funciona (mas deve ser porque fiquei um tempão sem usar e ele não está assim tão judiado)

    De qualquer forma gostaria de parabenizar pelo conteúdo do site, que é melhor ainda para pessoas como eu que ainda estão no começo e ainda têm muuuito mais muito mesmo a aprender ^^-

  8. Joel says:

    Anotar e a melhor coisa, mas e preciso saber selencionar ou cado contrario você anota coisa sem utilidade que so vai te atrapalhar, este e meu problema.

  9. Roth says:

    Ad multos annos, Pastor.And I might also resueqt your prayers for our parish, Our Lady of Walsingham, in Houston, on its official patronal feast day (transferred to the coming Sunday for parish celebrations).

Leave a Reply

Direto do @falafreela

Editores no Twitter